fbpx
muralgamer

Atari e Intellivision preparam seus novos consoles

Atenção, fãs nostálgicos e gamers novatos em busca de lançamentos: Atari e Intellivision estão preparando seus novos consoles! As empresas que foram grandes ícones dos anos 80 e “concorrentes” no mercado de videogames estão prestes a lançar seus novos consoles, o Atari VCS e o Intellivision Amico. Bom, elas não eram rivais fervorosos como SEGA e Nintendo nos anos 90, mas eram concorrentes sérios. E essa rivalidade antiga agora ressurgiu com o anúncio do desenvolvimento dos novos consoles.

Atari VCS: tudo meio nebuloso

O novo console da Atari, o "Atari VCS", será o concorrente do Intellivision Amico.
Atari VCS já teve seu lançamento adiado mais de uma vez. Motivo: melhorias no hardware.

Pouco se sabe sobre o Atari VCS e, pelo que pesquisei, a coisa por lá não anda muito boa. O console foi anunciado em 2017, mas seu lançamento foi adiado mais de uma vez (a última foi em maio deste ano). De acordo com os desenvolvedores, o adiamento aconteceu para que fossem realizadas melhorias em seu hardware.

Controle do Atari VCS

O Atari VCS promete vir com títulos clássicos, mas também receberá jogos novos. Inclusive poderá rodar games de produtores independentes. Apesar de termos poucas informações sobre o aparelho, ele está em pré-venda (financiamento coletivo), no site Indiegogo. O bundle mais caro, o Collector’s Edition, sai por 299 dólares. A versão tradicional, chamada de “Onyx”, está U$ 199.

Ah… não podia deixar de falar dessa. Segundo notícias de bastidores, a Namco não cedeu os direitos autorais do jogo Pac-Man, um jogo que é a “cara” do Atari e que, teoricamente, não poderia faltar em um novo console da empresa. E agora?

Intellivision Amico promete inovação

Intellivision Amico: proposta é conquistar o coração dos jogadores casuais e oferecer partidas em que várias pessoas possam jogar juntas.

Há muito mais informações, na internet, sobre o Intellevision Amico do que sobre o Atari VCS. O presidente da Intellivision Entertainment, Tommy Tallarico, vem dando entrevistas e detalhando algumas características do novo console da empresa.

O lançamento do Amico está previsto para o mês que vem, outubro. A proposta da Intellivision é reunir as pessoas no mesmo lugar para as jogatinas (seja no quarto ou na sala, dividindo o sofá…), como se fazia antigamente – coisa que vemos muito pouco hoje.

“A idéia do console é reunir todos, da mesma forma que os jogos de tabuleiro”, disse Tallarico para o site Techradar.

A proposta é continuar o que o “Wii”, da Nintendo, começou, arrebatando pessoas comuns que não são consideradas “gamers”. Para isso, a empresa quer oferecer jogos interativos de fácil entendimento e jogabilidade.

Controles

“Todo nosso sistema possui RFID. Isso significa que posso levar meu controle Amico para sua casa, ligá-lo na sua máquina – conectando-me automaticamente – e depois jogar todos os meus jogos no seu sistema”, explicou Tallarico ao site Techradar.

Mas o que é RFID? É um tipo de conectividade sem fio de curto alcance, que funciona de maneira semelhante aos bonecos Amiibo da Nintendo e que abre possibilidades para títulos digitais.

“Minha mãe gosta de boliche, certo? Então vou poder comprar para ela um chaveiro de pino de boliche que terá, dentro dele, o novo jogo de boliche da Intellivision. Tudo o que ela precisa fazer é encostar o chaveiro no console e, em segundos, estará jogando”.

Disco e tela sensível ao toque

“Os controles que criamos, com o disco e a tela sensível ao toque, são inacreditáveis”, diz Tallarico. “O disco tem 360 graus e isso significa que há vários botões: se você pressiona a direita é um botão, pressiona a esquerda e é outro botão … na verdade, podemos dizer que há um monte de botões em um disco”.

Controle do Intellivision Amico.

Isso quer dizer que o disco não será usado somente para fazer os movimentos tradicionais dentro de um jogo (como tínhamos no Intellivison original), mas também assume a funcionalidade de um botão clássico. Embora seja difícil dizer como isso será na prática, Tallarico dá mais alguns exemplos, citando jogos de arcade conhecidos.

Jogos clássicos

“Pense no Missile Command ou Centipede. Ambos os jogos tinham um controlador de trackball. Eu desafio você a tentar jogar esses jogos em um controle PS4. É um pesadelo absoluto. Ou tente jogar em um celular, em que você coloca o dedo onde quer que o míssil vá, mas não consegue sentir nada – não é tátil. No novo Intellivision, você manterá o controle na horizontal, com a tela (screen) à esquerda e o disco à direita. Onde quer que seu dedo polegar vá, a retícula dos seus olhos estará lá. Quer disparar um míssil? Você aperta em qualquer lugar do disco e ele dispara nessa direção”.

Mais jogadores!

Tallarico fala também um pouco sobre as novas experiências de jogabilidade que as pessoas poderão ter com o Amico. Já sabemos que o Amico quer possibilitar que mais gente possa jogar junto, e essa ideia se torna ainda mais intrigante quando se trata de expandir o número de jogadores em títulos que tradicionalmente são para um jogador (single player).

“Imagine que estamos jogando Missile Command no modo multiplayer. Eu sou o jogador na parte inferior, você está na parte superior da tela, talvez um segundo e terceiro jogadores ao lado. Agora, torna-se uma experiência completamente diferente. O mesmo com Centipede: e se todos os outros na sala forem inimigos e a aranha tentando pegá-lo? Eles estão tentando se afastar de você tentando tirar você do jogo. Agora, essa experiência para um jogador é para todos”.

O retorno de Earthworm Jim

A galera que segue o Intellivision Amico já sabe que o console terá seu próprio e novo jogo Earthworm Jim, criado com a equipe de desenvolvimento original da franquia. O título exclusivo comemorará 25 anos do personagem icônico – e utilizará uma cooperação semelhante aos outros jogos do sistema.

O preço dos jogos do Amico vão variar entre US $ 3 e 8 dólares, e não seria nada mal ter um novo Earthworm Jim, lançamento AAA, nesse preço, não é verdade?

“Temos os direitos exclusivos do Earthworm Jim, 25 anos após o lançamento do primeiro jogo”, diz Tallarico, “e estamos fazendo um novo jogo exclusivo para o Amico – mas com a equipe original”.

Lançamento

A previsão é de que o Intellivision Amico seja lançado em 10 de outubro de 2020 nos EUA – com planos de ir para o Reino Unido e Europa também. No varejo deverá sair por menos de 200 dólares, com jogos entre US$ 3 e 8.

E você, espera o que desses novos consoles da Atari e Intellivision? Fale aí pra gente nos comentário do Mural Gamer.

Visualizações:
137
Article Tags:
· · · ·
Categorias da Publicação
NOTÍCIAS