Batman Arkham Origins

Batman Arkham Origins
Batman Arkham Origins

Batman: Arkham Origins é um jogo de ação e aventura produzido pela Warner Bros. Games Montreal e publicado pela Warner Bros. Interactive Entertainment. Batman Arkham Origins foi revelado na edição de Maio de 2013 da revista Game Informer e lançado a 25 de Outubro de 2013 para Wii U, PlayStation 3, Xbox 360 e Microsoft Windows. Um jogo correspondente, Batman Arkham Origins Blackgate produzido pela Armature Studio, foi editado no mesmo dia para Nintendo 3DS e PlayStation Vita. Um outro jogo com o mesmo nome foi lançado para o sistema operativo iOS a 16 de Outubro de 2013 e está planeado para ser lançado até ao final de 2013 para os aparelhos Android.

Batman Arkham Origins não foi produzido pelo criador da série, o estúdio Rocksteady Studios e foi escrito por Corey May e Dooma Wendschuh. A ação do jogo decorre alguns anos antes dos acontecimentos de Batman Arkham Asylum de 2009 e conta a história de um herói mais “novo, cru e redefinido” que se torna um alvo a abater, devido a uma recompensa criada pelo senhor do crime Black Mask (máscara negra), o que acaba por atrair a Gotham City na véspera de Natal, oito dos maiores assassinos do mundo. O jogo é apresentado numa perspectiva de terceira pessoa com maior foco nas habilidades de Batman como o combate e infiltração, capacidades de detective e uso de engenhocas que podem ser usadas tanto em confronto como em exploração. Arkham Origins é o primeiro jogo da série que tem um modo multiplayer.

A quando do seu lançamento, Batman Arkham Origins recebeu no geral críticas positivas, apesar de não ter recebido aclamação como os seus antecessores. Os sites de criticas agregadas GameRankings e Metacritic deram à versão PC,  78.00% e 81/100, à versão PlayStation 3, 72.33% e 77/100, e à versão para Xbox 360, 72.64% e 74/100.

Jogabilidade:

Batman Arkham Origins tem uma jogabilidade similar aos seus antecessores, com a WB Montreal a criar um novo enredo e novas características, com aconselhamento técnico e mecânico da Rocksteady Studios. A WB Montreal adicionou a “Remote Claw”, que permite ao jogador puxar dois alvos ao mesmo tempo, bem como a possibilidade de viagens rápidas, via Batwing. Apesar de não dar para controlar, o Batwing permite viajar pelo mapa, após Batman destruir algumas torres que o impedem de chamar o veículo. O mapa do jogo terá aproximadamente o dobro do tamanho do encontrado em Batman Arkham City e terá uma nova ilha, chamada ‘Nova Gotham’, juntamente com a já familiar ‘Velha Gotham’, que continua a ter as localizações como Amusement Mile e The Bowery.

Arkham Origins oferece as chamadas missões secundárias incluindo: “Crime em Progresso”, onde Batman dá assistência ao Departamento da Policia de Gotham City (GCPD), por forma a aumentar a sua reputação, cumprindo tarefas como por exemplo salvar agentes de policia ou prevenir que um informante seja morto; “Most Wanted” permite a Batman perseguir vilões fora da história principal como Anarky, que deixa bombas pela cidade. O sistema Dark Knight oferece tarefas de dificuldade ascendente que promove melhorias nos movimentos de infiltração (stealth) e combate. Adicionalmente, o radio de Batman também lhe permite localizar outras missões. Missões secundárias concluídas oferecem pontos de experiências e melhorias para o equipamento de Batman.

Multiplayer:

Arkham Origins introduz pela primeira vez na série uma componente multijogador. Um dos modos, “Invisible Predator Online”, desenrola-se ao redor da luta entre dois gangues na prisão de Blackgate, entre os vilões Joker e Bane. Envolve partidas de membros do lado do Joker contra três do lado de Bane contra a equipa de Batman e Robin. As gangues ganham depois de matarem todos os reforços da equipa adversária, enquanto Batman e Robin ganham ao adquirirem pontos de intimidação por eliminar membros de qualquer um das gangues. Numa altura especifica um membro de uma gangue pode tornar-se o seu chefe respectivo, Joker ou Bane, ganhando com isso mais poderes. Os membros das gangues têm acesso a armas e explosivos, enquanto que Batman e Robin têm acesso a engenhocas e habilidades do jogo principal, incluindo a “Visão de Detective”. Os membros das gangues têm uma “Visão Melhorada” limitada que requer recarregamento.

O modo “Invisible Predator Online” contém um elemento de personalização que permite ao jogador vestir as três facções com vários fatos e adereços, que são ganhos à medida que se vai jogando.

O jogo dá mais ênfase à perícia de detective de Batman, permitindo aos jogadores investigar cenas de crime, juntar provas, analisar dados e depois, mais tarde, regressar à zona do crime com mais informação. Ao longo do tempo, à medida que cada caso é resolvido, é desbloqueado um vídeo com a sua narrativa, juntando as peças do crime. Os crimes podem ser revistos no Batcomputador na Batcaverna, permitindo ao jogador ver a cena de diferentes ângulos, em câmera lenta ou até mesmo pausar para procurar por pistas para resolver o crime. Grandes e pequenos crimes estão espalhados por Gotham City.

Cenário:

Os acontecimentos de Arkham Origins ocorrem vários anos antes de Arkhma Asylum. Batman é um experiente combatente do crime, mas ainda não se tornou o super-herói veterano retratado em Arkham Asylum e Arkham City. Ele lutou com adversários criminosos, como bandidos e ladrões, mas quando a véspera de Natal cai em Gotham City, ele é confrontado com inimigos muito mais perigosos: super vilões encarregado de matar Batman O brutal Black Mask colocou uma recompensa pelo super herói, e Batman tem de descobrir por que razão o vilão nutre um ódio profundo por ele. A atividade criminosa e as gangues estão em ascensão, impulsionados por Black Mask e seus homens. O Capitão James Gordon e o Departamento de Policia de Gotham City, estão cautelosos com o novo super-herói e o seu meio, mas não são seus aliados dos policias corruptos que trabalham ativamente contra ele.

A história foi escrita com a intenção de aprofundar a relação de Batman com Alfred Pennyworth, e vê Alfred como uma lembrança da morte dos seus pais, e uma figura parental autoritária, enquanto Alfred vê Batman como uma criança mimada a desperdiçar a sua herança na sua cruzada vigilante, fazendo com que os dois estejam constantemente em desacordo durante a história.

A Velha Gotham, o segmento de Gotham City que se tornará a prisão Arkham City, ainda não tem um muro ou fora devastada por inundações, e contém favelas, edifícios mais baixos, um grande centro comercial, e docas, onde o navio de Penguin, o The Final Offer, está atracado. Do outro lado da ponte da Velha Gotham é Nova Gotham, a área mais moderna e metropolitana da cidade cheia de arranha-céus.