Counter Strike

Counter-Strike, ou popularmente conhecido pela abreviação CS, é um jogo eletrônico de gênero tiro em primeira pessoa baseado em rodadas em que as equipes de contra-terroristas e terroristas se enfrentam. Produzido pela Valve Software e editado pela Vivendi (PC) e Microsoft Game Studio. Lançado em 2000 para Microsoft Windows, em 2004 para Xbox e em 2013 para Linux.

Inicialmente o jogo era para ser um “mod” (termo usado para um jogo do qual foi feito a partir de outro, ou para designar a alteração de alguns elementos de um jogo) para o Unreal Tournament, mas a Valve Software observou oportunidades no jogo e o adquiriu com compras.

O jogo Counter-Strike foi um dos responsáveis pela massificação dos jogos em modo online no início do século, considerado “o grande responsável pela popularização das Lan Houses no mundo”. Muitos jogadores levam a sério e recebem ordenados fixos, e com existências de clãs profissionais, que tem patrocínios de grandes empresas, como por exemplo, Intele a NVIDIA.

Existem ligas profissionais espalhados por todo canto do mundo, onde o Counter-Strike está presente, que é o caso da CPL, ESWC, ESL, WCG e WEG. O caso da ESWC funciona da seguinte forma: cada país apresenta suas qualificações dos clãs e podem ir a uma qualificação em Lan Houses do país, passando as melhores equipes de cada país, se encontram no complexo da ESWC (em Paris, França) para disputar pelo título de “melhor equipe do mundo de Counter-Strike”.

Com lançamento da sequência da série “Half-Life”, Counter-Strike se obrigou a ter versões, graficamente, atualizados, conhecida como Counter-Strike Source, acessível pela Steam. Mesmo com gráficos bem elaborados e com os erros corrigidos, a versão não é oficialmente utilizada pelas ligas competitivas, devido a menor divulgação da versão e de inúmeras inovações, que são consideradas negativas, em relação ao ritmo de jogo, pois a nova versão é sensivelmente mais lento.

No Brasil, o Counter-Strike teve iniciativa por dois servidores, Elogica e Unigames. No começo, o jogo era pouco conhecido, um “mod” do Half-Life não entusiasmava e aguardavam a entrada de outros jogadores, mas ainda na versão Beta do jogo. Devagar o jogo começou a atrair jogadores. Na versão Beta do “mod”, se tornou o jogo de modo online mais jogado no Brasil.