Medal of Honor: Warfighter

Medal of Honor: Warfighter (ou conhecido com a tradução: Medalha de Honra) é um jogo eletrônico de tiro, em primeira pessoa, desenvolvido pela Danger Close Games e publicado pela Electronic Arts, e com motor gráfico da DICE e Frostbite 2. Lançado em outurbro de 2012 para Microsoft Windows, PlayStation 3 e Xbox 360. Warfighter é o 14º título da série Medal of Honor.

A campanha solo do jogo diferencia de todos os jogos do gênero e apresenta os homens por trás das fardas do Preacher (operador da Tier 1, um dos soldados controlados no jogo). As missões de Medal of Honor Warfighter são pontuadas por uma trama paralela, envolvendo o casamento problemático de Preacher e o convívio familiar complicado dos soldados de elite, suas esposas e filhos.

A história mostra como esses soldados levam uma vida idêntica aos que os terroristas que combatem, infiltrando células em locais distantes, usando disfarces locais. Esses grupos são liderados por um agente isolado, passando informações e as ordens necessárias para operação de cada célula.

Essa semelhança entre os soldados e seus inimigos tornam uma visão mais próxima da guerra ao terror, e isso resulta de forma positiva para Warfighter (em relação aos outros jogos de tiro militares), de uma maneira tão interessante que a produtora do jogo mostra um pouco do “outro lado”, sendo um tutorial em um acampamento terrorista,  com a intenção de chocar a audiência.

A campanha em si contém aventura entre 5 à 8 horas, Com participação de missões na Somália, no Oriente Médio e no Leste Europeu. Além do típicos tiroteios em cidades poeirentas e arruinadas, vem com sequências de sniper, trechos sobre trilhos em barcos e helicópteros.

Enredo:

O jogador controla Preacher, que regressa por cenários para encontrar a família, que o jogo inclui até salvar reféns em casa-fortes, assaltar cidades, de vários lugares do mundo. O jogo tem seus momentos de “flashback” e eventos dos dias atuais.

Recepção:

Medal of Honor foi recebido com várias críticas, como exemplo do jogo ser poucas horas de campanha, porém, ganhou elogios por usar o motor gráfico Frostbite 2 considerando “um dos jogos mais bonitos”, mas também aparecendo outras críticas nas versões dos consoles. Apesar de receber tais críticas, o jogo estreou em primeiro lugar no Top do Reino Unido, passando até mesmo FIFA 2013, mas em comparação com seu antecessor, Warfighter caiu um pouco em números de vendas.