Metro: Last Light

Metro: Last Light, ou conhecido antes como Metro 2034, é um jogo eletrônico de gênero ação, tiro em primeira pessoa com survivor horror. Desenvolvido por 4A Games e publicado pela Deep Silver. Lançado em maio de 2013, para PlayStation 3, Xbox 360 e Microsoft Windows. Há boatos de lançamento também para PlayStation 4.

Sinopse:

No ano de 2034, sobre as ruínas da pós-apocalíptica cidade de Moscovo, nos túneis do Metro, os humanos sobreviventes são cercados por ameaças mortais. Os mutantes invadem as catacumbas sobre a superfície desolada, e vão em caça entre os céus envenenados em cima. Mas ao invés de se manterem unidos, as estações do Metro se encontram trancadas, em uma luta pelo derradeiro poder, um dispositivo do Juízo Final saído dos cofres militares do D6. E assim iniciando uma Guerra Civil, podendo erradicar para sempre a humanidade da face da Terra.

Uma frase marcante sobre o jogo: “Queimado pela culpa, mas conduzido pela esperança, e tens a chave para a nossa sobrevivência, a ultima Luz na nossa hora mais escura”.

Desenvolvimento:

Com o jogo inicialmente encontrado com o nome Metro 2034, é uma sequência de Metro 2033, e mesmo pelos autores estarem focado na produção do jogo, Metro 2034 não tem nenhuma ligação ao livro. E assim pela THQ, O jogo acabou por ser registado como Metro: Last Light.

Na E3 2011, mostrando o jogo ao publico pela primeira vez, foi confirmado de que Metro: Last Light provavelmente não teria lançamento para Nintendo, ou seja, citando o console Wii U. O jogo apresenta vozes emprestadas de: Lance Henriksen, Nolan North, Khary Payton e Patton Oswalt.

Em uma entrevista à NowGamer, citando a possibilidade do jogo ter uma versão para Wii U, a equipa técnica da 4A Games, informou que a “CPU é terrivelmente lento”. Sendo assim, não haverá uma versão para o console da Nintendo, por motivo que o estúdio “não poderia justificar o esforço necessário.

Vídeos de Metro: Last Light, conquistou atrações com uma atenção muito significativa, totalizando em mais de 4 milhões de visualizações. Desde os primeiros vídeos lançados nos últimos meses de 2012, cada um seguia a vida de personagem, que vive dentro do Metro.

De acordo com declarações do diretor criativo ao website ucraniano, a equipa de Metro: Last Light está a trabalhar numa versão para o console PlayStation 4. Revelações também, na mesma entrevista, que será lançada uma componente separada do modo multi player de Metro: Last Light.

Recepção:

O jogo Metro: Last Light, recebeu análises positivas, com elogios nos gráficos e também na história. E as criticas vieram pelas sequências lineares e à Inteligência Artificial abaixo do normal.

Colin Moriarty da IGN, avisou que o jogo é uma aventura com cenários pós-apocalíptico, visto de um ponto de vista russo. O ambiente e a apresentação ganham os pontos fortes, porém, a campanha de 10 horas é fraco. Se o jogador quer um jogo FPS engraçado e divertido por direito próprio, Metro: Last Light é um ótimo título.

Mesmo que jogo apresenta falhas com a Inteligência Artificial e até alguns problemas técnicos, A Game Spot, garantiu uma pontuação de 9.0/10, declarando que Metro: Last Light é “uma fantástica aventura pós-apocalíptica.”