Prince of Persia

Prince of Persia: The Forgotten Sands é um jogo eletrônico de gênero plataforma ou ação e aventura. Desenvolvido e publicado pela Ubisoft, lançado em maio de 2010, para Xbox 360, PlayStation 3, Nintendo DS, Wii, PSP e Microsoft Windows.

O jogo retorna com uma história estabelecida por Prince of Persia: The Sands of Time e concluída por Prince of Persia: The Two Thrones. O jogo se passa sete anos entre Prince of Persia: The Sands of Time e Prince of Persia: Warrior Within. O personagem é suposto para ser um meio-termo entre os ambos os jogos. E novamente Yuri Lowenthal dubla o protagonista do jogo.

O enredo começa com o Prince atravessando o deserto em seu cavalo, indo encontrar seu irmão Malik, e com ele aprender sobre liderança. Ao chegar ao reino, ele o encontra em guerra contra um exército, e se infiltra no reino e encontra seu irmão nas câmaras do tesouro.

Malik diz que estaria lutando uma batalha perdida, e que precisaria confiar em um último recurso ou então desistir. Usando um selo mágico, Malik libera o Exército de Salomão. Tal exército consiste em criaturas (todas feitas de areia, e suficientes igualando aos grãos de areia no deserto). Malik e Prince conseguem ficar com metade do selo, os protegendo de serem transformados em estátuas, pois era o destino do resto do reino. O selo também permite absorver poder dos inimigos derrotados.

Prince se separa de Malik, e encontrando um portal que o leva aos aposentos de uma Djinn, Razia. E avisa ao Prince, que o Exército de Salomão não era de Salomão, mas sim mandado para matá-lo. E também avisa que o único jeito de aprisionar o exército, é juntar as duas partes do selo.

Razia dá poderes especiais ao Prince, e ir a procura por Malik, e também a outra parte do selo. Assim que Prince encontra Malik, descobre que não tem interesses em parar o Exército de Salomão, mas sim destruí-los para obter seu poder e se tornar um líder mais poderoso. Prince encontra novamente Razia novamente, perguntando sobre isso e ela diz que é um efeito de absorver muito poder do exército, e os poderes dado ao Prince, faz proteger desse efeito.

Ao encontrar com seu irmão outra vez, agora forçado a entregar a outra metade do selo, mas Malik se encontra agora mais forte e consegue escapar. E ao perseguir seu irmão, Prince encontra Ratash (o líder do Exército de Salomão), após despistá-lo, ele percebe que Ratash está atrás de Malik, então Prince decide proteger seu irmão.

Quando Prince chega na sala do trono, se depara com luta entre Malik e Ratash. Os irmãos parecem ter matado Ratash, e assim Malik absorve o seu poder e foge histérico, usando os poderes de Ratash.

O Prince novamente encontra Razia, explicando que Ratash não pode ser morto por qualquer espada, e o que aconteceu, não foi exatamente o que Prince viu. Ratash matou Malik e tomou formato de seu corpo. Mesmo sem Prince acreditar nisso, vai em busca da Espada Djinn, que Razia diz poder matar Ratash.

Prince persegue Ratash, confiante de ganhar poderes, capaz de trazer de volta seu irmão a sua forma original. Mas perde uma batalha contra Ratash, e se convence de que seu irmão está realmente morto, então, ao encontrar Razia, ele perguntaa suas intenções e a razão dela se importar com o reino de Malik e também pergunta motivos dela mesma não matar Ratash. Ela somente diz que tem um papel a cumprir.

Ela revela que ela era um dos líderes dos Djinns, e não deixou a cidade com os outros Djinns, pela promessa ao rei Salomão, que tomaria conta de seu reino do melhor jeito que pudesse. Prince encontra a Espada Djinn, e a leva até Razia, que a pega e desaparece, deixando a espada.

Assustado grita por seu nome, que agora conversa com ele através da espada e explica que para matar um Djinn, necessita da força de outro Djinn e esse é o seu papel a cumprir. Ele usa a espada para matar Ratash, e quando a tempestade e a batalha estão acabados, ele encontra Malik morrendo, e pede para que Prince diga ao pai que ele será um ótimo líder. Prince deixa o recado ao seu pai e avisando que Malik morreu.

Depois de todo o ocorrido, Prince decide retornar a espada ao lugar em que ele a encontrou, para deixar Razia descansar. Com o reino de Malik sendo governado pelo seu assessor, o Príncipe da Pérsia vai embora para dar as notícias ao seu pai.

No jogo, o jogador usa as habilidades acrobáticas de Prince, para saltar em plataformas, escapar de armadilhas e também o poder de retornar alguns segundos. Neste jogo, alguns novos elementos foram adicionados, que no decorrer do jogo, o Prince recebe o poder de congelar água, fazendo paredes, colunas, vigas ou barras.

Ao derrotar inimigos ou quebrar vasos ou estátuas, adquire três esferas: a vermelha (aumentar energia), a azul (aumentar magias) e a dourada (coletas e utilizadas com uma atualização disponível).