Resident Evil Zero

Resident Evil Zero (Biohazard para versão japonesa) é um jogo eletrônico de gênero survival horror. Desenvolvido e publicado pela Softhouse japonesa, e Capcom para a versão de Nintendo Game Cube. Lançado em 2002 para Game Cube e em 2008 para Wii.

É o quinto jogo da série, sem contar o remake de Resident Evil para o Game Cube. O jogo seria lançado também para Nintendo 64, porém, a Capcom decidiu parar com o projeto e resolveu lançar Resident Evil 2 para o console.

Classificação:

Permitido para maiores de 15 anos BBFC (Reino Unido)
Inadequado para menores de 15 anos CERO (Japão)
Inadequado para menores de 17 anos ESRB (América do Norte)
Inadequado para menores de 15 anos OFLCA (Austrália)
Inadequado para menores de 16 anos PEGI (Europa)

 

 

História:

Em 23 de julho de 1998, a divisão de elite do R.P.D, a S.T.A.R.S, o time Bravo é enviada com o objetivo de investigar terríveis assassinatos nas Montanhas Arklay, localizado na cidade de Raccoon. No caminho, o helicóptero do esquadrão sofre uma pane e é preciso pousar na floresta. A equipe encontra um veículo militar, do qual fazem os corpos mutilados de dois oficiais.

Perto, sob a ferrovia em uma locomotiva segue o seu destino, os passageiros já cansados, se surpreendem por hordas de sangue-sugas mutantes, causando o caos ao trem. O esquadrão, que apresenta Rebecca Chambers, investiga a cena e encontra o trem estagnado, o Ecliptic Express.

Rebecca verifica os vagões e se depara com seres humanos deformados e insanos, com a tentativa de devorar tudo pela frente. Ela encontra o ex-tenente Billy Coen, condenado a morte que estava sendo transportado no veículo destruído. Ambos formam uma aliança sem precedentes, para sobreviver ao caos.

O trem volta a se mover, porém, desgovernado, seguindo direto ao abismo. Rebecca e Billy conseguem mudar sua rota para um túnel, mas o trem descarrila e eles ficam presos em um laboratório secreto da Umbrella. Em más companhias, assim como, insetos gigantes, morcegos hostis e macacos mutantes, o lugar é a base de operações de um homem misterioso que estava envolvido com os terríveis acontecimentos nas montanhas.

Rebecca que fora salva por Billy, procura informações se realmente era um criminoso, ele informa que os soldados receberam ordens para exterminar os moradores locais, mas se recusa e tenta impedir, e como punição, leva toda a culpa.

Ao descobrirem que o ex-operador da instalação, junto com Oswell E. Spencer e Edward Ashford, descobriu o vírus Progenitor, que ao combinar com o vírus ebola, criou uma tensão que causou mutações rápidas. Ashford queria usar o vírus para ajudar os deficientes, mas após sua morte, Spencer e Marcus pesquisam sobre seus pedidos de bio-armas, e combinando com DNA sanguessuga, levou à formação do T-vírus.

Após todo o caos e ocorre a fuga na floresta, para chegarem até a Mansão Spencer. Rebecca declara que Billy estaria morto. Cada um segue seu rumo, e Rebecca segue em direção a mansão, com a intensão de se encontrar com os companheiros do time Bravo.

Obs.: Este fato conduz o jogador aos fatos de Resident Evil 1.