Shovel Knight

Shovel Knight
Shovel Knight

Shovel Knight é um jogo eletrônico de gênero plataforma e aventura. Desenvolvido e publicado pela Yacht Club Games, lançado em 2014 para Microsoft Windows, Nintendo 3DS, OS X, Playstation 3, Playstation 4, Wii U, Playstation Vita, Xbox One, e terá uma versão para o Nintendo Switch.

História:

Os aventureiros Shovel Knight e Shield Knight viajam ao arredores do mundo e encontram a Torre do Destino e decidem explorá-la. Porém, um poder misterioso amaldiçoado impede que Shovel Knight entre na torre, deixando Shield Knight aprisionada. Enquanto isso, Enchantress espalha o mal, mas com isso, deixou a torre com acesso livre. 

O guerreiro da pá decide começar a sua jornada e poder resgatar a sua amada, enfrentando os membros “The Order of No Quarter”, enviados pela Enchantress. 

Jogabilidade:

O jogo Shovel Knight trata-se de elementos plataforma, aventura com ação mostrados em 2D, ou seja, um elemento de jogo retrô. O guerreiro usa uma pá como arma de combate, e além de atacar os inimigos com a pá, o jogador poderá coletar jóias cavando e até mesmo destruir blocos ou paredes. Tais jóias servem como pontos para adquirir novas habilidades.

Em cada fase do jogo, diversos “Checkpoint” estão espalhados, porém, os mesmos podem ser quebrados para coletar mais jóias, mas caso o jogador perder na fase, voltará ao Checkpoint intacto. É notado que a barra vital do personagem é com amostra de algumas esferas, assim também a barra vital dos Boss das fases. E para recuperar a energia, o jogador poderá usar item de cura através do cálice ou coletar alimentos nas fases, tanto cavando junto com as jóias ou derrotando certos inimigos.

O modo de batalha é em tempo real, ou seja, atacar com rapidez realizando combos de ataque. O jogador poderá realizar ataques físicos ou com magias em que se adquire com habilidade. Ao pular segurando o direcional/analógico para baixo, é realizado outro ataque em que o personagem mira a sua pá para baixo.

Assim que o jogador conseguir vencer algum Boss, uma Cutscene mostra Shovel Knight descansando em um campo, do qual, acaba adormecendo e sonha com a sua amada Shield Knight. Podendo ocorrer um mini-game.

O jogo apresenta um mapa trilhado, do qual o jogador poderá selecionar as fases. Podem aparecer missões secundárias durante a campanha, assim como por exemplo, fases para coletar jóias e combates extras. Alem de tudo, o jogador pode encontrar vilarejos, do qual, serve para aprimorar as habilidades do personagem, tanto como, aumentar a barra vital ou capacidade de usar magias, equipar as armaduras, ouvir as músicas do jogo com as coletas das notas musicais e buscar informações com os habitantes.

As fases contém cenários diversos, assim como por exemplo, fase com temática de campo, de água, de fogo, de gelo, de maquinários, de castelos, etc.

Gráficos e Trilha Sonora:

Tanto na trilha sonora quanto nos gráficos, são detalhes altamente trabalhados. O jogo é visto com a nostalgia de 8 bits, e com os detalhes dos personagens e nos cenários e as músicas faz com que o jogador se interaja com o jogo, não é repetitiva.

Vale a Pena Jogá-lo ou Não?

Mesmo que o jogo tenha seu lançamentos para os consoles das últimas gerações com elemento nostálgico, para o jogador que é fã dos jogos retrôs e fãs do gênero, Shovel Knight é uma ótima opção para boa diversão.