The Last of Us

The Last of Us é um jogo eletrônico de gênero aventura e ação com survivor horror em terceira pessoa. Lançado em 2013, exclusivo ao console PlayStation 3. Desenvolvido pela Naughty Dog e publicado pela Sony Computer Entertainment. Classificações: DEJUS (Brasil), ESRB (América do Norte) e PEGI (Europa).

O jogo The Last of Us, foi o segundo maior lançamento de jogo em 2013, resultando em 1.3 milhões de cópias vendidas na primeira semana. No inicio de 2014, foram vendidas mais de 4 milhões de unidades, por ser um jogo exclusivo de PlayStation 3 e a ser o mais vendido em poucas semanas.

História: 

Um fungo ou um vírus, 20 anos depois do surto de Cordyceps, esta infecção é a responsável por aniquilar a maioria da população, pelas quedas de governos e postos de quarentena. A história do jogo conta destes postos.

Os últimos postos livres do vírus, contém uma segurança rígida e apertada, que qualquer um poderia aparecer e mostrar portadora do vírus é ser logo eliminada. Este posto está fechado do mundo exterior e é por esta maneira que Joel (o protagonista do jogo), se torna importante por operações no mercado negro, encontrando qualquer coisa que lhe peçam.

Joel é um sobrevivente deste surto Cordyceps e com o caos no mundo, uma testemunha da destruição que o vírus causou, tal como o conhecia. Com tudo o que tá acontecendo, Joel se mostra um homem fechado, mas empenhado pela sua sobrevivência, e também de sua filha Sarah.

Por ele é confiada a missão de resgatar uma jovem encontrada no posto de quarentena, a jovem Ellie. Ambos se tornam alvos procurados pelos militares. Com a promessa ao seu único amigo, Joel tem como objetivo, de entregar ao seu destino, mas pra isso, precisará passar por aventuras, em cenários tomados pela natureza, cidades imponentes e pulsantes de vida.

Jogabilidade:

O jogo The Last of Us usa uma perspectiva de terceira pessoa. O combate se desenvolve em corpo-a-corpo. As armas encontrada no jogo são degradáveis e os projéteis são rudimentares, como um tijolo. As armas de fogo podem ser procuradas, porém, a munição é muito escassa. A saúde do personagem não regenera, o que força ao jogador, total cautela a todo momento.

O jogador controla Joel, enquanto Ellie é comandada pela inteligência artificial, e que permanece junto a Joel por longo tempo de jogo. O jogo não apresenta o modo cooperativo, a Naughty Dog afirma que o jogo não é “uma grande missão de escolta.” Ellie é considerada uma personagem de suporte, em vez de uma vitima frágil, por exemplo, pode chamar inimigos, mas ela pode morrer, como também pode se defender, usando armas ou a sua astucia.

O jogo apresenta uma gestão de inventário e um sistema de combinação de objetos. Em qualquer momento, Joel pode combinar objetos, a partir do que encontrar em sua mochila. O jogador se sente livre em se interagir com objetos, encontrados pelo caminho.

Personagens:

Os papéis dos personagens principais Ellie e Joel, são interpretados por Ashley Johnson e Troy Baker. Joel é um sobrevivente e contrabandista, e um anti-herói. E Ellie é uma adolescente de 14 anos, porém, muito sábia, mas que não viveu o mundo pré-apocalipse.

Outros personagens principais do jogo: a filha de Joel, Sarah (Hana Hayes), os sobreviventes Henry e Sam (Brandon Scott e Nadji Jeter) o irmão de Joel, Tommy (Jeffrey Pierce), sua esposa Maria (Ashley Scott).

Cenários:

The Last of Us mostra momentos em zona de quarentena, em Boston, anos depois da praga. O jogo se passa por várias áreas do Estados Unidos. Tudo que envolve os personagens, o jogo passa aos jogadores, que antes de todo caos começar, todos viviam suas vidas normalmente, então o jogo mostra cenários, idênticas de como é de alguém na vida real.

Críticas:

The Last of Us recebeu aclamação universal. Que detém, pela Metacritic, uma pontuação de 95 e 94.58% no Game Rankings. O site Metacritic colocou o jogo, como o melhor ao console PlayStation 3. The Last of Us é o segundo titulo do console, que pontuou no ano de 2013.

O critico deu uma pontuação perfeita, ou seja, 5 de 5, e afirma que “é um fácil concorrente a melhor jogo desta geração de consoles” e também que “não é apenas o melhor jogo de Naughty Dog, mas prova também ser o momento Citizen Kane para os videojogos, uma obra-prima que será olhada favoravelmente por décadas que virão.”

Obs.: Citizen Kane, é um filme norte-americano de 1941, que apresenta drama e suspense, e considerado um filme prodígio, gloriando a fama conquistada.

Gráficos e Trilha Sonora:

The Last of Us, mostra aos jogadores, gráficos surpreendentes, os personagens, os cenários, que são realmente bem desenhadas, um resultado de trabalho tão bem esforçado.

A trilha sonora do jogo, também foi resultado de ótimo esforço. O que ganha o ponto positivo é pela dublagem dos personagens, pela questão que o jogo apresenta em várias línguas. Todas dublagens recebem brincando, nota máxima.

Vale a Pena ou Não Vale a Pena?

Por tudo que o jogo oferece, uma forma extrema em que o jogador se interaja. O jogo demonstra pelo seu gênero, por ser de survivor horror, aventura com ação, o jogo lembra muitos de outros jogos de mesmo gênero.

O jogo mostra uma nova experiência a cada jogador. The Last of Us, sem sombra de dúvidas, é um jogo indispensável, que vale a pena sim joga-lo, e até mesmo, recomeçar toda essa aventura, mesmo quando o jogador já conhecera tudo.