Final Fantasy VII

Final Fantasy VI

Hoje atendendo a mais um pedido, de Tarcisio Michels de Oliveira, Final Fantasy VII.

Final Fantasy VII é um jogo eletrônico de RPG (role playing game, ou seja, jogo de interpretação de papéis), produzido pela SquareSoft (atual Square Enix) e distribuido pela Sony Computer Entertainment. Lançado em janeiro de 1997 para PlayStation, re-lançado para Microsoft Windows em 2008 e disponível para PlayStation Network em 2009.

O jogo foi o primeiro de toda a série a utilizar gráficos 3D, com personagens e paisagens renderizados. E o primeiro jogo a ser distribuído na Europa. A produção do jogo teve inicio em 1994, que estava planejado para ser lançado no console Super Nintendo e mais tarde com planos para ser lançado para Nintendo 64. Mas como o sistemas de cartuchos não possuía memória necessária, sendo assim, lançado para PlayStation.

História:

Em Final Fantasy VII, o jogador controla o protagonista Cloud Strife, um mercenário a serviço do grupo de ecoterrorismo, mais conhecido como “Avalanche”, sob o líder explosivo Barret Wallace.

A primeira missão é explodir um dos reatores de Mako (energia gerada do Lifestream, a “vida” do planeta) da empresa Shinra, que controla boa parte do mundo. Essa exploração está degradando o planeta, mas poucos reagem a respeito, pois têm a vida facilitada pela nova energia, e o forte controle militar exercido pela companhia Shinra.

Cloud já foi um soldado de Shinra, mas por razões desconhecidas, deixou a empresa e passou a trabalhar como um mercenário e aceita qualquer missão, se o pagamento for satisfatório. Ele passa a trabalhar para o grupo de Barret, após encontrar sua amiga de infância, Tifa Lockhart, dona de um bar chamado Seventh Heaven em Midgar, que serve como esconderijo do grupo.

Cloud, sem demonstrar interesses pela causa de Barret, acaba sendo arrastado pelos acontecimentos até ter conhecimento do retorno de Sephiroth, (grande herói de guerra, que havia sido dado por morto no incidente de Nibelheim, há cinco anos). Sephiroth já fora um ídolo para Cloud, mas enlouqueceu por motivos misteriosos, e Cloud conhece os riscos que ele representa.

Ao longo do jogo, Cloud encontra uma jovem florista chamada Aerith Gainsborough, uma Cetra, nascendo um relacionamento entre os dois. Ela entra pra Avalanche, e logo mais, novos integrantes participam do grupo. Com grandes revelações e reviravoltas, Cloud conta de seu passado, que envolve outros personagens.

Explicação de Final Fantasy VII

O jogador vai encontrar no jogo, um modo “inovador” de RPG. Continua um sistema de comprar e vender equipamentos e itens, mas as magics não é mais por mercadorias, mas sim com usos de Matérias.

O que são Matérias? São quantidades de Lifestream cristalizados com formatos de pequenas esferas. Na Lifestream se encontram as memórias de todos que viveram no Planeta, incluindo os Ancients. E as Matérias trazem os conhecimentos, interagindo com os humanos com o planeta, que possam invocar habilidades exclusivas dos Cetra.

Nas Matérias se encontram vários tipos de efeitos, podendo usar magias elementais, fazer que personagens ganhem habilidades sem uso de treino físico, até mesmo invocar criaturas do passado, conhecidas como Summons.

A forma de equipar as Matérias no personagens, são nas armas e equipamentos, fazendo com que as Matérias absorvam AP (pontos de habilidades), que evoluem tal Matéria, que se chegar no nível Master, automaticamente nasce uma Matéria de mesmo efeito em nível inicial. E quando obter todas Matérias em Master, é criada a Master Matéria, onde terá estoque completo dos efeitos dela, por exemplo: Cada Matéria de magias ou summons, estiver todas em Master, cria uma nova que já terá todas elas em uma única Matéria.

A seguir, alguns tipos de Matérias:

Command Materia: Abilita novos comandos na batalha. Que podem mudar com o nível da matéria.

Summon Materia: Invoca as Summons, quanto maior o nível da Matéria, mais vezes pode invoca-la.

Magic Materia: São as matéria de magia, podendo ser de magias brancas (auxílio ao personagem) ou de magias negras (de ataques elementais).

Support Materia: Complemento de outras matéria, que juntando geram diferentes efeitos, como aumentar o efeito de cada batalha, absorver MP, HP, atribuir dano e defesas elementais, etc.

Independent Materia: São Matéria que envolvem efeitos automáticas, dentro ou fora da batalha, como Counter, aumentar o HP, MP, afastar inimigos etc.