Ghost of Tsushima (Análise)

122

Ghost of Tsushima é um jogo eletrônico de gênero ação e aventura com elemento furtivo e exploração, desenvolvido pela Sucker Punch Productions e publicado pela Sony Interactive Entertainment. Lançado em 2020 sendo exclusivo para PlayStation 4. O modo de jogo é de um jogador, mas que recentemente, ganhou um conteúdo DLC, que se tornou, modo multijogador online, chamado de Legend, e gratuito.

História:

Na Ilha de Tsushima, no ano de 1274, durante a primeira invasão Mongol no Japão, o samurai Jin Sakai terá que dominar um novo estilo de luta, o caminho do Ghost, para derrotar as forças mongóis e lutar pela liberdade e independência do Japão.

Jin Sakai recebe treinamentos do Lord Shimura, ainda em sua infância. Com o passar dos anos, tanto o clã Sakai quanto o Clã Shimura, formaram excelentes samurais, do qual, cada um com os seus conhecimentos e anos de experiência. Onde tudo o que sabe e aprendeu, Jin Sakai é agradecido ao seu tio.

Com a invasão de Mongol, Jin Sakai se junta aos demais samurais liderado por seu tio Lord Shimura, na tentativa de repelir a invasão. A batalha termina em desastre, resultando em diversos samurais mortos, Lord Shimura capturado e Jin gravemente ferido e deixado como morto. Yuna encontra Jin e cuida dos seus ferimentos, e do qual, menciona que maior parte já foi tomada pelos mongóis. Jin decide invadir a fortaleza do general Khotun Khan no Castelo Kaneda, para resgatar o Lord Shimura, porém, Jin é derrotado e jogado da ponte.

Jin Sakai ao perceber que não é capaz de deter os mongóis sozinho, decidiu reunir os melhores samurais e monges para ir resgatar o seu tio. Feito isso, junto com o seu tio, continuaram a reunir mais samurais, e assim, ir a procura do general Khan. Durante a busca, o irmão de Yuna, Taka, foi alvo do general, do qual, o assassinou. E com isso, Yuna decidiu ter a sua vingança, e se manteve leal a Jin Sakai.

Quando decidem invadir os territórios onde o general Khan se encontra, Jin decide ir contra as decisões do Lord Shimura. Uma longa batalha se dá início, e com isso, Jin consegue detê-lo o assassinando. Porém, para os clãs, foi decidido que Jin deveria deixar o clã. Como missão, o Lord Shimura ganhou ordem de parar Jin Sakai, onde, um duelo se deu início, resultando na vitória de Jin Sakai. E com tudo, Jin Sakai se torna o “Fantasma” para a Ilha de Tsushima e a invasão dos mongóis perde o ímpeto e tudo vira a favor dos samurais.

Jogabilidade:

O título apresenta o gênero ação e aventura com uma perspectiva em terceira pessoa e com um mapa de mundo aberto, o jogador poderá explorar e usar o modo furtivo. E para isso, poderá ser feito com viagens a pé ou com um cavalo. Partes do mapa necessita do modo escalar para ter acesso.

As missões são divididas em pontos no mapa, e contém vários tipos de marcação, sendo:

  • Amarela: São as missões principais para prosseguir na campanha;
  • Branca: São as missões secundárias para ajudar aprimorar habilidades;
  • Azul: Onde contam uma história sobre algum equipamento ou lenda;
  • Vermelha: Vilarejos ou campos que mongóis invadiram e precisam ser liberados para habitantes.

No modo de batalha, assim que jogador está preste acessar um local, poderá realizar confronto, do qual, é um breve duelo cara-a-cara pra saber quem vence no primeiro ataque, ou então, chegar já assassinando ou chegar no modo furtivo. No modo furtivo há opção de assassinar, porém, fácil ser visto depois de realizar esta ação. Enquanto o jogador está em batalha, ao decorrer da campanha, Jin é capaz de mudar o seu estilo de combate, podendo selecionar golpes diferenciados e aprimorando os mesmos. O uso de armas a longa distância estão presente no título, assim como por exemplo, arco e flecha e armas ninjas como kunai e bombas para escapar ou atordoar inimigos.

No campo, o jogador poderá correr, andar, nadar, escalar montanhas e pular. O cavalo está presente para ajudar explorar cada parte do mapa nas mais longas viagens. Porém, o cavalo pára quando se encontra em beira da montanha ou águas. E durante a exploração, o jogador poderá coletar materiais que o ajudam aprimorar nos equipamentos.

Trilha Sonora e Gameplay:

A trilha sonora é um ponto positivo para o título Ghost of Tsushima, principalmente no modo batalha, faz com que jogador entre no clima das batalhas, o que pode empolgar. E os detalhes com que acontece com o personagem, por exemplo, pular de altura um pouco maior, apresenta um som de impacto, e até mesmo nos momentos em que estiver nadando. A trilha sonora é a combinação para a temática que o jogo apresenta.

A gameplay também se torna um ponto forte para o jogo, no campo, é possível ver que o personagem reage para cada situação em que se encontra. Como citado anteriormente, ao cair de uma altura, o jogador terá expressão com a queda. Se deixar o personagem parado ao lado do seu cavalo, verá interação entre eles. E em momentos de batalha, é possível ver que o personagem demonstra ter atenção para todos lados da tela direcionando onde estão posicionados os inimigos.

O vento será seu aliado na hora de viajar. Ao abrir o mapa e selecionar o destino, o vento será o seu guia. E o jogo apresenta excelentes cenários, o ideal para apreciar as paisagens.

Galeria: