God of War

God of War
God of War

God of War é um jogo eletrônico de ação e aventura, lançados para os consoles PlayStation 2, PlayStation 3 e PSP, ou seja, é um jogo exclusivo para os consoles da Sony. Desenvolvido pela SCE Studios Santa Mônica e publicado pela Sony Computer Entertainment. God of War é baseado na mitologia grega, e o protagonista do jogo é Kratos, onde tem como objetivo enfrentar os Deuses.

God of War:

Foi lançado em março de 2005 na América do Norte e em junho do mesmo ano na Europa, este jogo da saga está presente no console PlayStation 2.

Kratos é um guerreiro grego que está aos serviços dos Deuses Gregos de Olimpo. Ao decorrer da história, é revelado em séries de “flashblacks”, que Kratos já foi um Capitão militar no exército de Sparta. Sendo um guerreiro feroz, guiando seu exército conquistando as vitórias, até que ele se encontra com os bárbaros. Por se deparar com a grande quantidade de inimigos, e prestes a perder sua vida pelo Rei Bárbaro, então em desespero, ele clama pelo Deus da Guerra, Ares, jurando dar a vida de servidão à Ares, fazendo-o livrá-lo da morte e obter o poder para acabar com os inimigos. Ares ouve orações de Kratos e entrega as Lâminas do Caos e assim vence o Rei Bárbaro, triunfado por toda Grécia pela sua vitória.

Mas Ares engana Kratos, colocando sua família na vila, no qual Kratos as mata por acidente. Renunciando sua servidão a Ares, anexa as cinzas de sua esposa e sua filha em sua própria pele, e assim conhecido como “Fantasma de Sparta”. Kratos é atormentado por pesadelos pelos seus erros e assim servindo, por uma década, aos outros Deuses de Olimpo.  Convocando Atena, que dá a missão de assassinar Ares, que assim terá o perdão de matar sua família.

Kratos é guiado a cidade de Atenas, que está sobre escravidão de Ares, Kratos abre caminhos com sua batalhas e onde encontra um coveiro, que o encoraja para continuar na sua missão. Assim descobre um único modo de assassinar Ares, é localizando a Caixa de Pandora (artefato que dá poder de matar Deuses).

God of War 2:

Lançado para PlayStation 2, em março de 2007 nos Estados Unidos, em abril de 2007 na Europa e em maio de 2007 na Austrália.

Após que Kratos se torna o novo deus da guerra, ele ajuda os soldados de Sparta, sendo o líder em várias batalhas e destruindo cidades dos outros deuses , e é avisado por Atena sobre as consequências de seus atos, sem dar ouvidos ele salta do Olimpo para Rodes, que ao chegar, Zeus retira seus poderes e o deposita em uma estátua gigante (o Colosso de Rodes). Com raiva e acreditando ser Atena a responsável, vai em busca de derrotar o Colosso para provar para os Deuses do Olimpo que ele merece ser um deus. Zeus oferece a Kratos, uma arma usada na guerra contra os titãs, a Lâmina do Olimpo. Somente com ela que Kratos poderá derrotar o Colosso.

Com a espada, ele sacrifica restos de seus poderes e lança um raio no Colosso, ele entra e o destrói por dentro, que cai sobre Kratos e quebrando sua armadura de Deus. Deixando-o muito fraco, é surpreendido por Zeus, revelando que foi ele quem retirou os poderes e depositando em Colosso, e o mata com a Lâmina do Olimpo. Após Zeus ir embora com a Lâmina do Olimpo, o exército de Hades levam o corpo de Kratos para as profundezas do inferno. Kratos começa a ter alucinações, de várias pessoas dizendo para ele resistir. É Gaia, a mãe da terra, falando em vingança dos deuses, por terem traído ele, encontrando as 3 Irmãs do Destino e revertendo o passado. Gaia cura Kratos.

God of War 3:

Lançado em março de 2010, exclusivo para PlayStation 3, sendo o sexto e último capítulo da série.

God of  War 3 inicia com o final de God of War 2, com Kratos com Gaia e outros Titãs, indo de encontro aos deuses. Zeus, Poseidon, Hades, Hermes e Hélio se preparam para a batalha. Kratos derrota as leviatã, e se encontra com Poseidon, o matando. Kratos e Gaia encontram Zeus no topo do Monte Olimpo. Sendo derrubados do topo do Monte Olimpo por um raio dele. Gaia diz que não pode ajudá-lo, explicando a ele, que a guerra dos Titãs com os deuses é mais importante que a vingança de Kratos, sendo um peão para essa luta.

No caminho Kratos elimina Hélio, que em consequência de sua morte, faz com que a lua ficasse na frente do sol, causando um eclipse permanente e envolvendo o mundo numa chuva e escuridão eterna. Após uma longa jornada, ele descobre que a Chama do Olimpo estava guardando na Caixa de Pandora, continuando a existir depois do seu encontro com Ares.

Kratos e Pandora se encontram em um salão, onde encontrara a Caixa de Pandora. Zeus aparece e Kratos o ataca. Depois que Kratos derruba Zeus, Pandora se sacrifica para abrir a Caixa de Pandora, que no momento não queria perder Pandora, na tentativa de reinstituir a família que ele tinha perdido. Ele abre a caixa, só para descobrir que ela estava vazia. O espírito de Zeus, possuído pelo medo que corrompeu após a Caixa de Pandora ter sido aberta, tenta fazer com que o medo entre na mente de Kratos.

O espírito de Atena aparece, exigindo a Kratos o poder que tirou da Caixa de Pandora. Explicando, quando Zeus prendeu todos os males do mundo dentro da caixa, temia o que poderia acontecer caso viesse a ser aberta, e colocou seu próprio poder dentro da caixa. Ela então percebe quando Kratos abriu a caixa ao derrotar Ares, o mal escapou, contaminando os deuses, enquanto que Kratos ficou com o poder que Atena havia colocado dentro da caixa. Atena pede seu poder de volta, para reconstruir o mundo. Kratos duvida que o eclipse eterno fazia o mundo em completa trevas, os mares estavam cobrindo tudo, as plantações mortas, todos os humanos infectados por pragas. Assim, Kratos tira a própria vida com a Espada do Olimpo, liberando a energia para toda a humanidade usar.

God of War Ascension:

Lançado para PlayStation 3, em março de 2013 na América do Norte, Brasil, Europa, Austrália, Nova Zelândia, Reino Unido. É o primeiro jogo a obter o modo de multi player.

God of War: Ascension, foca-se na história de Kratos em na busca de redenção, devido aos seus pecados do passado ​​e no aumento da sua ira para se libertar do vinculo que o liga a Ares. O jogo se passa seis meses depois o assassinado de sua família.

God of War Chains of Olympus:

Lançado para PSP, em março de 2008, na América do Norte, Europa e Japão.

Durante dez anos que Kratos servia aos deuses do Olimpo, ele é enviado a cidade de Ática, para ajudar a defender a cidade de invasão do exército persa. Matado com sucesso o Rei Persa e seu exército, Kratos observa o sol cair do céu, mergulhando o mundo na escuridão. Fazendo-o lutar através da cidade de Maratona e testemunhar a névoa negra do Olimpiano Morfeu, que cobre a terra na escuridão. Kratos ouve uma melodia de flauta assombrosa, que eventualmente reconhece como a canção que sua filha tocava.

Kratos encontra o Templo de Hélio e é encarregado pela deusa Atena para encontrar o deus do sol desaparecido, que Morfeu causou os deuses restantes a cair em torpor profundo. Eventualmente Kratos localiza Eos (irmã de Hélio), que aconselha que o Titã Atlas, abduziu seu irmão. Kratos recupera os Fogos Primordiais para acordar os cavalos de fogo de Hélio, levando-o para o Submundo, onde encontra com Caronte no Rio Estige. Inicialmente derrota Kratos,  expulsando para Tártaro, Kratos então retorna e destrói Caronte.

Ao localizar o Templo de Perséfone e enfrentando a Rainha do Submundo, Kratos tem de escolher: renunciar seu poder e ficar com sua filha falecida ou proceder com sua missão. Kratos sacrifica suas armas e poder para estar com sua filha, mas descobre que Perséfone é amarga, pela traição de Zeus, e forçada a permanecer ao submundo com seu marido, Hades. Enquanto Kratos se distraia com Calíope, o aliado de Perséfone, Atlas usara o poder do sequestrado Hélio, para destruir o pilar que segura o mundo, que também terminaria com o Olimpo. Abandonando Calíope, Kratos tem de volta seu poder e luta com Perséfone até a morte. Atlas avisa a Kratos que ele se arrependerá por ter ajudado os deuses, e que eles se encontrariam novamente.
God of War Ghost of Sparta:
Lançado em novembro de 2010, para PSP e PlayStation 3.
O jogo ocorre depois que Kratos se torna o novo Deus da Guerra, isto é, logo depois do primeiro jogo da série. O título mostra um pouco mais da história do Fantasma de Sparta, que revela como ele conseguiu sua mancha vermelha em sua pele e conta algumas aventuras do personagem logo depois dele se tornar um deus.