Atari 2600

Atari 2600 é um vídeo game lançado em 1977 nos Estados Unidos e quase 10 anos depois, lançado no Brasil. E está presente na segunda geração dos consoles. Seu antecessor é o Atari Pong e seu sucessor é o Atari 5200.

O console foi considerado um símbolo cultural da década de 80, um fenômeno de vendas no Brasil em 1984 a 1986. Seus jogos são bem lembrados por muitos que viveram a juventude desta época.

História:

Em 1975, A Atari comprou uma empresa de engenharia chamada Cyan Engineering, com objetivo de desenvolver um sistema de vídeo game de nova geração, e trabalhou por algum tempo em um protótipo conhecido como “Stella”.

Diferente das gerações passadas, as máquinas usavam lógica de programação própria e fixa, que rodava um pequeno número de jogos, o núcleo do Stella era um CPU completo, o MOS Technology 6502, em uma versão reduzida, que cortasse os custos, conhecido como 6507.

Com a combinação de chips de RAM e E/S, o MOS Technology 6532 e também um chip de display, som e de design, conhecido como Television Interface Adaptor (Adaptador de Interface a Televisão).

As primeiras versões do console, continha mais um chip, uma CMOS padrão de “buffer” de lógica IC, totalizando em quatro chips, isto é, com poucos chips e baratos. E em versões posteriores, eliminaram o chip de “buffer”.

O design inicial não seria baseado em cartuchos, mas com um sistema de cartucho falso em outra máquina, os engenheiros concluíram em inserir os jogos em cartuchos, com preço do conector e da embalagem.

No ano de 1976, Fairchild Semiconductor liberou um sistema baseado em CPU, o Channel F. Assim, o Stella ainda não estava pronto para produção, mas que deveria estar pronto antes que outros produtos chegassem ao mercado. E foi o que aconteceu quando a Atari lançou o Pong.

A Atari não tinha uma renda necessária para completar o sistema, e além disso, a venda de Pong diminuindo. Na procura pela Warner Communications, vendeu a companhia por 28 milhões de dólares, com a promessa de que o Stella teria uma produção mais rápido possível.

O sucesso do console, foi a contratação de um desenvolvedor de chip, concretizando vários circuitos em um chip, tornando o TIA em um chip único. Depois de testado, o sistema estava pronto para a venda. Então na data de lançamento, em 1977, o desenvolvimento teve um custo de aproximadamente 100 milhões de dólares.

A maioria dos jogos usam 2 kB e 4 kB, que seria a capacidade máxima do sistema. Os jogos maiores foram criados com uso de uma técnica de programação para troca de ROM, chamado Bankswitch. E estes jogos tinham de 8 kB a 16 kB.

O primeiro jogo a usar Bankswitch foi o Asteroid (8 kB), o cartucho de maior capacidade do Atari 2600 enquanto ainda era produzido, possuía 64 kB, foi o Megaboy Cart, que foi desenvolvido no Brasil pela Dynacom.

Com o limite de RAM em 128 bytes, alguns cartuchos foram projetados com memória RAM adicional, expandindo para 256 bytes de RAM.

Alguns jogos foram programados com um equipamento StarPath SuperCharger, um cartucho com memória flash de 6kB, que podia carregar informação do ROM usando uma fita cassete.

O jogo Dragon Stomper (um RPG primordial), foi o maior jogo do SuperCharger, usando 128 kB de ROM. Homestar Runner (um RPG moderno), usa um cartucho com 256 kB de ROM e 256 bytes de RAM.

Gráficos:

O console foi projetado para processar jogos estilo Pong, ou seja, um jogador à direita e o outro à esquerda da tela, com inovação de atirar projéteis, em vez de apenas rebater uma bola. O Atari foi projetado para rodar o seu primeiro jogo: Combat.

O Atari 2600 pode processar cinco tipos de objetos, sendo apenas dois “sprites” e três objetos simples de um bit (um pixel). Os sprites são chamados de Player 0 Missile Graphic e Player 1 Missile Graphic. Os objetos de um bit são chamados Missile 0, Missile 1 e Ball.

Como sugere o nome, os objetos “míssil” servem como projéteis, atirando contra os jogadores, e o objeto ball é um objeto neutro, provavelmente um resquício do Pong.

Mas o sucesso do 2600 é a possibilidade de muitos truques, permitindo criar uma grande quantidade de jogos muito além do estilo pong.