Consoles Portáteis

Consoles Portáteis
Consoles Portáteis

O que são consoles portáteis?
São aparelhos eletrônicos em dimensões reduzidas, que possa ser manuseados a qualquer lugar onde o jogador estiver. Seu objetivo são idênticas aos consoles de maiores dimensões, que é executar jogos virtuais, porém, os consoles portáteis executam jogos em modo de arquivo em armazenamento dentro do próprio console com ajuda de cartão de memória. Os portáteis possuem mini-tela, sons acoplados e necessitam de pilhas ou baterias.

Foram criados na época da segunda geração de video-games, entre 1977 e 1985, iniciado por Mattel Eletronic’s Games (auto race, basketball, Football), Microvision, Brick Game e Game & Watch. Depois na quarta geração de consoles, os portátil vieram em peso com Sega, Nintendo e Atari, no quais foram lançados: Sega Game Gear, Game Boy e Atari Lynx, lançados entre 1989 a 1992 ao mundo todo.

E logo em seguida, entra no mercado, os portáteis da quinta geração, e a Nintendo continuou para a quinta geração, com o Game Boy Color, e também foram lançados novos consoles, o Neo Geo Pocket pela SNK e o Game.com pela Tiger Electronics, nos anos de 1997 a 1999.

Na geração seguinte, a Nintendo e a SNK deram suas continuidade com os consoles portáteis, o Game Boy Advance e o neo Geo Pocket Color, além com a novidade N-Gage, lançado pela Nokia como um smartphone que roda jogos e foi considerado um videogame, esta geração foi lançada entre os anos de 1998 a 2005.

Chegando assim, na sétima geração, nasce consoles portáteis da Nintendo e Sony, com os portáteis: Nintendo DS, Nintendo DS Lite, Nintendo DSi, Nintendo DSi XL, e na parte da Sony com os portáteis: PSP e o PSP Go!,  nos anos entre 2004 e 2010.

Nos anos seguintes, em 2011 e 2012, entra na produção, os consoles da oitava geração, iniciando em 2011 com a Nintendo lançando os portáteis: Nintendo 3DS e logo em seguida com Nintendo 3DS XL. A Sony em 2012, teve seu lançamento com o portátil PS Vita.

OBS:  Celulares e Tamagotchi que rodam jogos, podem ser considerados portátil, pois são aparelhos projetados a rodarem jogos virtuais. E em seguida uma lista de exemplos de consoles portáteis: Atari Lynx, Atari Linx II, Nokia N-gage, Brick Game, Nintendo DS, Nintendo 2DS, Nintendo 3DS, PSP, PSP Go!, PSP Vita, Nintendo Game Boy Color, Nintendo Game Boy Advance, Nintendo Game Boy Micro, PocketStation, GPH GP2X, Tigers Game.com, Sega Nomad, Sega Game Gear, Neo Geo Pocket, WonderSwan,  Watara SuperVision, etc.