CONSOLES

consoles
consoles

O que são consoles? Máquinas ou aparelhos conhecidos como video-games, que possibilitam rodar jogos virtuais e que começaram a ser populares nas décadas de 70, os jogos tiveram seu início em computadores e logo após foram inventados arcades e video-games, ou o que chamamos de consoles.

Em 1966 foi criado por engenheiros “a melhor televisão do mundo”, que ao cria-la, pudesse interagir com jogos, mas não teve sucesso. Assim em 1971 a Magnavox inicia este projeto e desenvolve o Odyssey 100 (primeiro video game com conexão a TV). No mesmo ano foi criado jogos também para computadores com um jogo exclusivo e após a venda, o criador deste jogo fundou o Atari.

Pong foi o jogo criado para arcades no Atari em 1973, tornando-se fenômeno e empresas começam lançar similares, Atari entra em contato com a Namco (Japão). Em 1975 houve negociações com jogos do Atari e a Sears compra 150.000 unidades do arcade (ou fliperama como é conhecido) muito mais do que Atari poderia produzir. Com tais lucros, as máquinas vinham estampadas com logotipo da Sears Tele Games, assim o criador consegue uma linha de crédito de milhoes em dólares para expandir o Atari.

O sucesso da Atari leva empresas a lançar consoles, mas somente a Coleco (abreviação de Connecticut Leather Company) consegue o videogame Telstar Pong, que usava tecnologia similar às das máquinas de então. E assim se ganha outro passo, lançamento do primeiro video-game programável (Fairchild Channel F), com joystick interessantes, botão ficava na ponta do manche com rotações. Nessa época veio também críticas de jogos violentos: Death Race, que foi o precursor de Carmaggedon. Assim Atari foi vendida a Warner, para mantê-la competitiva.

Em 1977, a Atari desenvolve a Video Computer System, mais tarde chamada de Atari 2600, que veio ao Brasil na década de 80. E primeiro video-game programado ao uso de cartuchos e as vendas foram um tremendo sucesso. No ano seguinte, Bushnell deixa a Atari e cria outra empresa e em março do mesmo ano, já com outra presidência, a criação de Fusajiro Yamauchi, fabricava cartões artesanais e lança um arcade chamado Othello, que não há joystick, mas sim vários botões coloridos para cada jogador. A Namco solta o Gee Bee, uma versão digital de flipers. E foi nesta época que se inicia o sucesso Space Invaders.

Em 1978, foi criada por uma empresa japonesa de video-games, a SNK, iniciais de Shin Nihon Kikaku, ou “Projeto Novo Japão”

No ano seguinte, nasce o primeiro jogo em gráficos vetoriais, em forma de wireframes, ou seja, objetos eram formados por linhas que pareciam ser esqueletos de modelos em 3D. Nasce o antecessor dos gráficos poligonais, usados na maioria dos jogos da atualidade.

Na década de 80, aparece nos mercados a segunda geração de videos-games, a SEGA, com versão de testes no ano de 1981 e já as vendas no mercado no ano de 1983. E foi nessa época que nasce o sucesso Pac-Man.

A partir de 1981, que começam a se falar de Nintendo, quando nasce o famoso jogo Donkey Kong, e um herói apelidado de Jumpman, que é um encanador baixinho, que nos Estados Unidos, ele ganha o nome de Mario, pois os funcionários diziam que personagem era bem parecido com o dono do galpão usado pela Nintendo. E nasce junto um lançamento da Konami, Scramble, jogo de tiro que serve de base para vários outros jogos, como a série Gradius.

Em 1982, entra em cena novamente com lançamento de ColecoVision, video-game com melhorias gráficas e sons, além de conversões de jogos da Atari e Nintendo. E outro console é lançado nos mercados, Vectrex, da General Consumer Electronics, que trabalha exclusivamente com gráficos vetoriais e já tinha seu jogo na memória, o Minestorm.

No ano de 1984, foi um lado negativo ao mundo dos video-games, as vendas foram a baixo, mas neste ano começa a nascer o Famicom, nome oriental que deixaria a Nintendo totalmente em nome gigante, onde começaria o sucesso Bomberman e Adventure Island. A Nintendo não querendo ficar para trás, lançou o clássico “Excite Bike”. Com tais sucessos, Famicom no Japão faria os video-games voltarem com suas forças e a Nintendo lança NES (Nintendo Entertainment System), sabendo que antes foi procurada pela Atari para anunciar os produtos.

Em 1986, a SEGA volta com novo projeto, trazendo ao mercado o MasterSystem, o console chega dando força ao nome SEGA, com jogos como Phantasy Star e Hang On, mas nao fez devidos sucessos. Este video-game vem com uso de pistolas e oculos 3D, mas logo o console teve seu lançamento pela Tectoy no Brasil e sem concorrencia, se torna febre do pessoal. No mesmo ano vem lançamento do Atari 7800. Mas neste ano a Nintendo domina as vendas, fazendo produzir mais jogos de NES, encurralando concorrências no ano seguinte.

Atari mostra mais um de seus projetos, o Atari XE, em 1987 que incluia em seu cartucho, os jogos Fight Simulator e Barnyard Blaster, porém deixou o console mais caro que a NES. E foi neste ano o lançamento do video-game Action Max, que utiliza pistola de luz e jogos gravados em fitas VHS.

No ano de 1988, que nasce o jogo de luta que aos fãs é conhecido como o pai dos jogos de luta. nasce Fighting Street (o primeiro da série mais conhecida como Street Fighter) e no mesmo ano a Namco lança jogos do estilo esportivo. Neste ano a Nintendo ganha novo concorrente, a SEGA lança Sega Mega Drive. E no ano seguinte, a SEGA lança Genesis – Mega Drive.

Assim chegamos na década de 90, onde Mario Bros 3 foi jogo mais vendido na história da Nintendo, a NES teve seu melhor ano. E é lançado o Super Famicom ou aqui no Brasil conhecido como Super Nintendo, console de 16 bits e nasce Super Mario World. E no mesmo ano a SNK também apresenta seu console em 16 bits, Neo Geo, com versões arcade e domésticas.

No ano seguinte, quem aparece no mercado é Sony, que propõe usos de CD Rom,  o Playstation. E foi em 1991, lançado de Super Nintendo, o famoso Street Fighter II. E Atari anuncia seu console de 16 bits para competir com SEGA e Nintendo. Em 1992, Mega Drive ganha seus modos de CD Rom, conhecidos como Mega CD ou Sega CD.

Já em 1993, foi arquivado pela Atari, o Atari Jaguar, que a empresa diz ser o primeiro console em 64 bits, mas bem discutível. E a Sega anuncia o Sega Saturn, mas sem decisão se console seria de 32 ou 64 bits.

A partir daqui, começam os video-games da 5ª geração (32/64 bits), foi marcado com jogos em 3D, como Super Mario 64, Tomb Raider, Final Fantasy VII. além amostras de realismo e mais ação. Os consoles que marcaram a quinta geração são: Sega Saturn (bem sucedido no Japão, porém poucos jogos mundo a fora em relação aos consoles desta geração), Playstation (Sony como não deu certo um projeto com a Nintendo, obteve muitos títulos em seus jogos com Konami, SquareSoft, Namco, e se tornou líder desta geração), Nintendo 64 (manteve seus jogos no formato de cartucho, muitos dos títulos vinha da própria Nintendo e da Rare, e é a segunda colocada nesta geração)

No novo milênio, aparece a 6ª geração, apresentando Playstation 2 (lançado em 2000, sucessor do Playstation, que trouxe o modo de jogos leitor DVD), Nintendo Game Cube (lançado em 2001, nao querendo cópias de cds, foi feito mini-cd, também apoiado com jogos exclusivos da Nintendo) e Microsoft com Xbox (também usado DVD e poucos jogos exclusivos)

Em seguida, aparece a 7ª geração, com lançamento Nintendo Wii em 2006, a Sony com Playstation 3 (lançado no final do mesmo ano no Japão, e em 2007 mundo a fora, midia de Blu-Ray), e Microsoft trouxe o console Xbox 360 (com mídia DVD HD).

E a 8ª geração de consoles iniciou-se com lançamento de Nintendo Wii U em 2012, console traz tablet, que permite novas possibilidades de interação com os jogos. E no ano seguinte, Sony apresenta Playstation 4 e a Microsoft apresenta Xbox One.

Em breve estaremos atualizando este artigo sobre consoles…