Dreamcast

O Dreamcast é o último console lançado, até o momento, pela Sega. É o sucessor do console Sega Saturn. Lançado no Japão em 1998 e lançado no ano seguinte ao resto do mundo.

E está presente na sexta geração, e teve com objetivo, recuperar o mercado dos consoles. O outro objetivo dado ao console, ter uma forma de bater tecnologicamente o PlayStation e Nintendo 64. E é o console mais avançado da época e o mais completo da geração.

História:

O desenvolvimento do console se iniciou pela produção de dois projetos: Black Belt, desenvolvido pela Sega americana em conjunto com a 3Dfx, enquanto a Sega japonesa desenvolveu o projeto Dural em conjunto com a NEC e Hitachi. O projeto Dural foi o escolhido, fazendo a Black Belt a se desligar da Sega. O projeto Dural recebe nome de Katana, até finalmente receber seu nome definitivo: Dreamcast (transmissão de sonhos).

Dreamcast fez sucesso no Japão, com as 150.000 unidades disponíveis esgotadas, em apenas um único dia. E nos Estados Unidos, o console bateu o recorde de vendas, com 500.000 unidades só na data de lançamento. No Brasil, o console foi lançado pela Tectoy, em outubro de de 1999.

Dreamcast desenvolveu jogos com apoio da Microsoft, com um kit de desenvolvimento, baseado no Windows CE, permitindo portar jogos da plataforma PC para o console com mais velocidade e facilidade.

Em 2001, a Sega anunciou mudanças de planos, desenvolvendo jogos para os outros videogames disponíveis no mercado. Os meses passavam e diversos jogos ainda acontecem, mesmo apesar de raros, e concentrados no mercado japonês.

Acessórios:

Visual Memory Unit: ou Visual Memory System, é um dispositivo que armazena e se conecta ao controle, e utiliza para salvar informações dos jogos.

Dreamcast Mouse: dispositivo apontador utilizado em alguns jogos.

Dreamcast Keyboard: é um teclado usado em alguns jogos e para navegar pela Internet.

Dreamcast Fishing Rod: é uma vara de pescar, útil em jogos de pescaria.

Dreamcast Arcade Stick: controle do tipo arcade.

Jump Pack: é um dispositivo que conectado ao controle, emite vibrações em consequência dos eventos dos jogos.

Broadband Adapter: adaptador de banda larga, conectado no lugar do modem, e permite conexão com ADSL e LAN em alguns jogos e versões do navegador para Internet.

Controle Dance Dance Revolution: é um tapete para jogos de dança.

Light Gun: arma compatível com VMU e Jump Pack, para jogos de gênero de tiro.

E muitos outros…