DS

Nintendo DS é um console portátil, desenvolvido e produzido pela Nintendo. Lançado em 2004 e se encontra na 7ª geração dos videogames. Seu visual distinto com seu design abre e fecha, e que contem duas telas, a inferior é sensível ao toque.

O sistema possui um microfone embutido, com suporte a conexão sem-fio via Wireless Local, que permite uma interação entre outros jogadores, com uma pequena área de 9 a 30 metros, dependendo das condições, ou pelo Nintendo Wi-Fi Connection, que permite jogar em modo multi player online.

As letras DS foram criadas significando a expressão Dual Screen (tela dupla), e Developers System (sistema de desenvolvedores), se referindo as características inovadoras de gameplay entre os desenvolvedores de jogos. O sistema foi apelidado de Project Nitro durante seu desenvolvimento.

Em 2006, a Nintendo lança o Nintendo DS Lite, uma versão reestruturada do Nintendo DS. Mais tarde, lança o Nintendo DSi, com uma interface ainda mais agradável, várias funções, loja virtual, 2 câmeras, mas as mesmas funcionalidades do Nintendo DS, entrada para cartões de DS e DSi, entrada para cartões SD, telas maiores, processador de 133mhz (o dobro do DS), memória RAM de 16MB (o quádruplo do DS), entre várias outras melhorias.

Especificações Gerais:

Na tela inferior do DS aceita comandos com uma caneta, que vem junto com o portátil, chamada stylus, mesmo com uma tela sensível a toque com sensor de pressão. A tela sensível ao toque permite, que os jogadores se interagir com elementos de jogos, diretamente apertando botões; a stylus pode ser usada como um bisturi para cortar uma incisão em um paciente com uma doença.

Em outros jogos, pode ser usada como um mouse de computador, que seleciona itens em uma interface “aponte e clique”. Os controles mais tradicionais estão localizados nos dois lados da tela sensível ao toque. À esquerda está o direcional, e com um pequeno botão de força acima, e à direita estão os botões de ação: A, B, X e Y, e os botões Select e Start acima deles. Os botões L e R estão localizados nas extremidades superiores esquerda e direita da parte inferior do sistema. Tais botões são as marcas registrada da Nintendo.

O console portátil DS apresenta caixas de som estéreo, permitindo som surround, mas depende do software, localizadas aos lados da parte superior do sistema. Esta função é inédita em um portátil da Nintendo, pois toda a linha Game Boy, que oferecia suporte a um som estéreo através de fones de ouvido ou caixas de som externas.

Tecnologia:

O portátil tem aproximadamente 275 gramas. O seu tamanho é de 148,7 x 84,7 x 28,9 mm (5,85 x 3,33 x 1,13 polegadas). Apresenta duas telas separadas de LCD de 3 polegadas, ambas com uma resolução de 256 x 192 pixels.

O espaço entre as duas telas é 21 mm, o que equivale  a 92 linhas “escondidas”. A tela inferior do DS possui uma camada resistente ao toque sensível, que registra a pressão de um ponto da tela por vez, calculando múltiplos pontos. O sistema usa dois processadores ARM separados, um CPU principal ARM946E-S e co-processadores ARM7TDMI, com velocidades de clock de 67 MHz e 33 MHz respectivamente, com 4MB de memória principal, que requer 1,64 volts.

Os jogos utilizam um formato Game Card, similar como memória removível de equipamentos eletrônicos móveis, como câmeras digitais. Suporta cartões de até 2 gigabits (2048 megabit). Os cartões contam com uma pequena quantidade de memória flash, que salva os dados do usuário, como o progresso em um jogo ou recordes de pontuação. Os Game Cards do DS possuem 33,0 x 35,0 x 3,8 mm, e pesando em média de 3,5 gramas.

Jogando via Download?

É possível jogar com outros donos de portátil DS, usando apenas um cartão de jogo. O DS baixa todas as informações de outro DS que esteja com o jogo. Além de tudo, várias lojas de jogos possuem Estações de Download Para DS, no qual, o jogador baixa versões “demos” de jogos. Sendo que o jogo é guardado na RAM (4 MB), tais informações são perdidas assim que o seu DS é desligado. A velocidade de transferência de dados por wireless do DS é de 1 megabit por segundo.

Jogos de DS:

Muitos títulos fazem grandes sucessos ao console portátil da Nintendo DS, assim como por exemplo: jogos do Pokemon, New Super Mario Bros, jogos do Final Fantasy, Mario Kart DS, Assassins’ Creed, GTA, Kingdom Hearts, Zelda, Call of Duty, Dragon Ball Z, FIFA, etc.

Jodos de Nintendo DS, contem um enredo, do qual, fazem parte da saga de mesmos jogos que são encontrados nos consoles domésticos, ou seja, jogos que completem e contam mais da história de certo jogo.