Game Cube

GameCube é um console de videogame produzido pela Nintendo. É o sucessor do Nintendo 64 e antecessor do Nintendo Wii. Vendeu cerca de 22 milhões de unidades. O console está presente na 6ª geração dos videogames.

A intenção da Nintendo, quando lançou o console Game Cube, era de tentar retomar o mercado perdido para a Sony com seu PlayStation. Também presente na 6ª geração.

O console trouxe novidades, como por exemplo, a interação com o console portátil Game Boy Advance e um controle desenhado, com melhor adaptação aos jogadores. Alguns jogos que fizeram sucesso ao console: The Legend of Zelda: The Wind Waker, Super Mario Sunshine, Metroid Prime, a série Resident Evil.

Em 2007, a Nintendo anunciou o fim da produção do console Game Cube. Seu código de modelo é DOL-001 (a sigla vem de DOLphin, o codinome do console).

História:

O GameCube teve sua primeira aparição em público em agosto de 2000, durante uma feira de games, onde, além do console, também teve revelações de alguns títulos de jogos, acessórios e o nome oficial (Nintendo GameCube ou NGC). Pois anteriormente, o console era conhecido como Dolphin.

O console foi bem recebido pela capacidade de rodar discos mini DVD, chocando a todos pelo fato de que Nintendo 64 era por uso de cartuchos.

A evolução gráfica foi um grande passo, comparada com o Nintendo 64. Com lançamento no fim de 2001 no Japão, e um ano depois, lançado pelo mundo a fora. No mesmo ano teria lançamento com a Sony, com o console PlayStation 2 e também com a Microsoft com o console Xbox.

O Game Cube apresentava e vinha em 3 cores: preto, azul e prata. Os jogos de lançamento no Japão, foram: Luigi’s Mansion, Wave Race: Blue Storm e Super Monkey Ball. O console se tornou mais popular com os lançamentos de Pikmin e Super Smash Bros. Melee (o jogo mais vendido do console), levando ao primeiro milhão de Game Cubes no Japão, ainda no ano de seu lançamento.

Além dos grandes clássicos que foram lançados para o console da Nintendo, muitos outros títulos que conquistaram os jogadores foram: Baten Kaitos, Metal Gear Solid: The Twin Snakes, Eternal Darkness: Sanity’s Requiem e jogos da saga Sonic, da ex-rival Sega, se tornando uma das principais parceiras da Nintendo na produção de jogos para o Game Cube.

Nos Estados Unidos, o console vendeu 13 milhões de unidades, sendo a 3ª colocada, atrás do Xbox com vendas de 15 milhões e do PlaySation 2 com vendas de 42 milhões. Mas no Japão, toda Europa e no Brasil, o console garantiu o 2º lugar, atrás somente do PlayStation 2.

Mesmo com as vendas abaixo dos seus concorrentes, o Game Cube apresenta um poder gráfico superior do que o console PlaySation 2. E isso fez com que o console fosse mais caro. Outro motivo pelas vendas serem mais baixas, o uso de Mini DVD, deixando a pirataria ser rara e assim fez com que jogadores optassem pelos outros consoles, usados com a mídia DVD.

Acessórios:

Controles: foram criados diversos controles em edições limitadas, como os controles de Mario,Luigi e Wario (os três respectivamente nas cores vermelho, verde e amarelo e com o logotipo de cada personagem). Também foram feitos controles específicos para certos jogos, como um controle em forma de motosserra para o Resident Evil 4.

Wavebird: versão do controle sem-fio através de ondas de rádio.

Memory Card: como próprio nome diz, serve pra guardar e salvar certos pontos do jogo. Com máximo de 127 arquivos, com 59, 251 e 1019 blocos. também disponível Memory Card USB, podendo salvar ou recuperar jogos no PC.

Game Boy Advance Cable – conector ao Game Cube com o Game Boy Advance para os jogos que ofereciam suporte a esta característica.

Cabos RF – de uso em televisões mais antigas. Disponível apenas em regiões que usam a tecnologia PAL.

Game Boy Player – executar cartuchos de todos os tipos de Game Boy em uma televisão, usando tanto o controle do Game Cube, com duas configurações possíveis, ou um Game Boy Advance conectado.

E muitos outros acessórios, que são usados em jogos específicos, assim como por exemplo, DK Bongos (em jogos de ritmos musicais para Donkey Konga), Microfone (para jogos do Mario Party e jogos com karaokê), Teclado ASCII (usado para jogos on-line), e etc.