Mega Drive

Mega Drive, ou conhecido na América do Norte como Sega Genesis, lançado em outubro de 1988 no Japão, em agosto de 1989 nos Estados Unidos e em 1990 ao resto do mundo. Está presente na 4ª geração na história dos videogames.

Mega Drive é um console de videogame de 16 bits da Sega, sendo diretamente uma concorrente com o Super Nintendo. Vendeu 29 milhões de unidades.

Na década de 90, o console fez seu grande sucesso, e ainda assim sendo bem visto ao público, mesmo após o surgimento da nova geração de consoles de 32 bits, com o PlayStation da Sony.

O Mega Drive, destaca com maior sucesso desse sistema, a série Sonic the Hedgehog, com a criação deste jogo, cria-se uma rivalidade com o personagem Mario, por ser da Nintendo. A velocidade do jogo, tem como objetivo mostrar as vantagens do processador do console, com relação ao console da Nintendo.

Aqui no Brasil, o Mega Drive é produzido pela Tectoy, contendo novas versões e no exterior, desde 2006 até os anos atuais, 3 novos jogos foram produzidos.

Acessórios:

O console apresenta uso de cartuchos, mas que podia ser expandido com acessório Sega CD, que execute jogos em CD. O acessório acrescenta um co-processador auxiliar, que permite exibições de vídeo.

Com o 32x, o sistema ganha dois processadores auxiliares de 32 bits, e ganha uma palheta de 32,768 cores, em vez dos 64 do Sega CD, sendo desenvolvidos ao sistema com novos jogos baseados em cartucho. Poucos jogos foram produzidos para a combinação do 32x com o Mega CD, devido ao acessório não mostrar muita popularidade.

Outros acessórios foram lançados, a Menacer (pistola de luz) útil aos jogos de gênero tiro. O Activator permite que o jogador use, em jogos de luta, podendo socar e chutar sem usos do controle. O XBAND, um modem para jogar on-line, com serviços pagos, podendo mandar e-mail e também acessar outros serviços.

O console foi lançado com joystick, com um botão direcional, três botões de ação e um para iniciar o jogo. Com o lançamento do jogo Street Fighter II, foi lançado um joystick com seis botões de ação e se tornou o padrão de mercado.

O Power Base Converter ou conhecido como Sega Mega Adaptor, permitia jogar com cartuchos de seu antecessor Master System no Mega Drive.

Informações:

Sonic the Hedgehog foi jogo mais vendido do console, totalizando em 6 milhões de unidades. Seu antecessor é o Master System e seu sucessor é o Sega Saturn.

Em 2004, a Tectoy revelou os jogos mais vendidos e de sucesso do console Mega Drive, que eram:
Sonic the Hedgehog;
Mortal Kombat 2;
Mortal Kombat 3;
Street Fighter II;
Super Monaco GP;
Ultimate Mortal Kombat 3;
Ayrton Senna Super Monaco GP II;
Golden Axe;
Bare Knuckle;
Phantasy Star;
FIFA Soccer 97 Gold;
Moonwalker;
Sonic Spinball.