Nintendo 64

484

Nintendo 64, ou mais conhecido com a abreviação N64, é o terceiro console da Nintendo e é da quinta geração da história dos videogames, e último console a utilizar cartuchos. Lançado em junho de 1996 no Japão e em setembro do mesmo ano nos Estados Unidos.

Nintendo 64 garantiu seu sucesso no Japão, vendendo mais de 5 milhões de unidades. E na América, superando as vendas em 20 milhões de unidades.

Inicialmente, o Nintendo 64 lançou apenas três títulos: Super Mario 64, Wave Race 64 e Pilot Wings 64. Com lançamento na Europa, em março de 1997, o console trouxe Star Wars Shadows of the Empire.

Em 1993, o console foi anunciado como “Project Reality” e dois anos depois, apresentado com o nome Nintendo Ultra 64, logo com nome reduzido para Nintendo 64. Seu código de modelo é NUS-001, sigla que significa Nintendo Ultra Sixty Four.

Nintendo 64 é dotado de um processador gráfico projetado pela Silicon Graphics. O console conta também com um processador de áudio, permitindo o uso teórico de até 100 canais de áudio PCM.

O console Nintendo 64 possui um hardware complexo, no qual os programadores afirmavam grande desafio para manter os processadores trabalhando em sincronia.

Como citado antes, como o Nintendo 64 foi o último console a utilizar cartuchos de memória ROM, enquanto isso, seus concorrentes utilizavam CD-ROM. A velocidade de acesso se tornam as principais vantagens, pois as taxas de transferências na leitura do chip de ROM são maiores do que as de CD-ROM.

Entre as vantagens do cartucho sobre outras mídias, se destaca a capacidade de carregar co-processadores, chips de função específicas ou ainda micro-códigos e linguagens de programação personalizados, garantindo uma expansão de hardware “via jogo”, característica completamente ausente em outras mídias.

O custo de produção dos cartuchos era maior do que de CDs e sendo menor a capacidade de armazenamento, impossibilitando a utilização de arquivos de som e vídeos pré-gravados nos jogos. Resident Evil 2 foi excepções, por utilizar uma tecnologia de compressão de dados, permitindo e incluindo que diálogos e vídeos, mesmo que em menor qualidade, em relação aos consoles que utilizam CD-ROM.

Pela decisão de continuar ao uso de cartuchos, fez com que antigos parceiros, como a Squaresoft, garantir direitos de exclusividade à Sony.

O Nintendo 64 leva o título de melhor experiência multiplayer, pela capacidade de aceitar 4 controles simultâneos sem precisa usar nenhum acessório, e por dominar nos gêneros de corrida, como jogos como San Francisco Rush, Extreme-G e Mario Kart 64.

O ponto negativo do console, é pela falta de RPGs e pela falta de cenas em CGs, deixando seus concorrentes Saturn e Playstation 1.

A seguir, uma lista de alguns jogos que marcaram sucesso ao console Nintendo 64:

Doom 64;
Super Mario 64;
Star Fox 64;
The Legend of Zelda;
Mario Kart 64;
Mortal Kombat 4;
Paper Mario;
Pokémon Stadium;
Super Smash Bros;
Wave Race 64;
Golden Eye 007;
Banzo-Kazooie;
Perfect Dark;
Killer Instinct Gold;
International Super Star Soccer;
Diddy Kong Racing;
Mickey Speedway USA;
Resident Evil 2.