PlayStation 2

PlayStation 2, ou conhecido pela abreviação PS2, é o segundo console produzido pela Sony. Lançado no Japão, América do Norte e Europa em 2000, e poucos anos depois, lançado por todos cantos do mundo. Após seu primeiro ano, PlayStation 2 se tornou o console mais vendido, e pertence a 6ª geração dos videogames.

O console vendeu mais de 150 milhões de unidades. Outro fato que marcou, ao console doméstico, que teve, aproximadamente 4000 títulos disponíveis. Por se tornar um console de imensa popularidade ao mundo todo, o console e com seus jogos, deram continuidades para fabricação de seu sucessor, o PlayStation 3. No inicio de 2013, o jornal britânico “The Guardian”, anunciou que a empresa Sony cessou a produção do console PlayStation 2, mas o console, atualmente, se encontra em vendas.

Sua mídia é DVD (para filmes e jogos), e CD (para músicas e retrocompatibilidade com seu antecessor PlayStation). O aparelho usa uma CPU Emotion Engine 128 bit a 294 MHz (modelo Slim é de 299 MHz). Graphics Synthesizer a 147 MHz para os gráficos. Contém conexão, via Modem, USB, Ethernet FireWire, e serviçoes on-line Dynamic Network Authentication System.

História: 

O console PlayStation 2 foi anunciado pela Sony em 1999, e lançado logo em seguida. A notícia causou repercussão em todo mundo, com a intensão de esvaziar as lojas, no dia de seu lançamento. Devido a atrasos na fabricação, poucas pessoas obteve o console até o final de 2000. Mas que poderiam optar por adquirir o console, através de compras on-line, em sites de leilões.

PS2 iniciou com muitas unidades vendidas, com base na força da marca PlayStation e também por ser compatível ao seu antecessor, com quase 1 milhão de unidades comercializadas, um dia após o lançamento. Logo, a Sony adiciona novos kits, ao desenvolvimento de jogos e mais unidades para os consumidores.

A Sony, ao contrário de seus concorrentes, do qual parecia dar maior ênfase, por suportar online apenas aos seus jogos iniciais, decidiu criar o “PlayStation Network Adapter”. Com o jogo SOCOM: U.S. Navy SEALs, tornando-se o primeiro ao suporte a gameplay online. Por possuir uma saída em conexão de HD interno, o PlayStation Network Adapter, possibilitava aos jogadores, baixar expansões, mapas, entre outros conteúdos adicionais aos jogos.

Em 2004, na mesma época em que lançou o jogo Grand Theft Auto: San Andreas, que seria o jogo mais vendido do console, a Sony revelou um modelo mais fino, chamado de “PlayStation 2 Slim”, em preparativos do lançamento destes modelos, a empresa deixou de fabricar os modelos originais.

Modo On-line:

Deixa óbvio que é possível jogar seus jogos em modo on-line, com o auxílio de modem. Mas o jogador precisa estar conectado em banda larga e com um adaptador de rede (espécie de modulo do Playstation 2, adicionando modem e ethernet ao aparelho), que sua venda é separada nos modelos originais. Na versão Slim, já vêm com o adaptador embutido.

Os jogos lançados para PS2, após o ano de 2003, são protegidos pela Rede Dinâmica de Autenticação (DNAS). Este sistema tem como objetivo, evitar pirataria e modos de trapaça. O DNAS impede cópias ilegais, e até mesmo, cópias modificadas de se conectarem a internet.

Jogos de PlayStation 2:

A seguir, uma lista de jogos do console PS2. Jogos que marcaram sucessos ao console, entre outros títulos:

Devil May Cry, Guitar Hero, Kingdom Hearts, Final Fantasy, Pro Evolution Soccer, Resident Evil, WWE, GTA, Metal Gear Solid, Gof of War, Mortal Kombat, Gran Turismo, Shadow of Colossus, FIFA, Twisted Metal, Bloody Roar, Urban Reign, Time Crisis, etc.

Jogos de animes, também marcam sucesso ao console PS2, assim como: jogos do Naruto e Dragon Ball Z, entre outros. O jogo DON ganhou destaque, pois é um jogo de gênero luta, que mistura Dragon Ball Z, Naruto e One Piece.

Pro Evolution Soccer, ou conhecido pela abreviação PES, é um jogo do console PS2 que apresenta várias versões em “patches”. Sendo assim, que garantiu fama ao console.

O console apresenta CDs simuladores, ou seja, que apresenta jogos de outros consoles, assim como exemplo, jogar Super Nintendo ou Mega Drive, no PlayStation 2.