PSP

PlayStation Portable, ou mais conhecido abreviado como PSP, é uma versão portátil do console de videogames da Sony. Lançado em no final de 2004 no Japão e em 2005 ao resto do mundo. Vendeu pouco mais de 68 milhões de unidades.
O seu antecessor é o PocketStation, e seu sucessor é o PlayStation Vita. E seu concorrente é o Nintendo DS, um portátil da Nintendo. Está presente na 6ª geração dos mundos dos jogos.

O PSP possui funções além dos jogos, podendo armazenar arquivos de áudio, vídeo, e tem acesso a internet com Wi-Fi. Graficamente, é semelhante ao console PlayStation 2. Possui tela widescreen, com alta luminosidade e definição.
Por ser semelhante ao console PlayStation 2, não se engane que serão mesmos jogos, mas sim contém jogos de mesmo títulos, porém, sendo continuação de alguma saga que se encontra no console, por exemplo: a saga God of War e Final Fantasy VII. E contém seus jogos exclusivos, como por exemplo: Dissidia Final Fantasy.

No portátil, encontra-se um emulador do PlayStation, sem necessidades de arquivos, assim como os jogos, são armazenados em um cartão de memória, conhecido como Memory Stick PRO Duo, com capacidade de até 16 gigas de espaços.

Os discos do PSP são Universal Media Disc, ou mais conhecido com as iniciais UMD, podendo armazenar até 1.8GB. Não há pirataria destes discos, por não ter no mercado UMDs-ROM, sendo prático copiá-lo para o Memory Stick, utilizando o seu conteúdo através de um homebrew.

A frente da PSP é coberta por acrílico, dando um aspecto sofisticado, enquanto não é coberto pelas impressões digitais, ou manchas de gordura nos dedos, pois é inevitável o contato.

O portátil, reproduz filmes MPEG-4, aplicações em Flash, MP3, AAC, WMA, e imagens do formato JPEG. Com controlador de jogos e ecrã secundário, pode utilizar-se para o PlayStation 3, por exemplo, servir de espelho retrovisor em jogos de corrida, ou até mesmo usar como sendo um controle do console. Também é possível comprar jogos da PS one através da PlayStation Store e jogá-los no portátil.

A Sony condena o desbloqueio do PSP, mas a maioria dos jogadores desbloqueia o portátil, para obter mais recursos, aumentando ainda mais a funcionalidade do portátil.

Os botões encontrados no console portátil, os botões de ação (triângulo, Quadrado, X e O), os botões de direcionais (sendo digital e analógico), botões de ombro, ou gatilho, L (left, esquerda) e R (right, direita). E os botões secundários: Start, Select, Home (trocado por PS em outros modelos), Vol + e Vol -, e na lateral do portátil, o Power On-Off.

Modelos:

PSP 1000

Psp1.png

PSP 2000

Psp slim & lite.png

PSP 3000

PSP-3000-Model.png

PSP Go

PSPGo - Piano Black.png