Super Nintendo

Super Nintendo Entertainment System, ou mais conhecido como Super Nintendo, Super NES, SNES, e no Japão conhecido como Super Famicom, é um console lançado pela Nintendo em 1990 no Japão, 1991 nos Estados Unidos e 1992 na Europa. Está presente na 4ª geração dos videogames.

O console utiliza um processador de 16 Bits com uma freqüência de 3,58, 2,68, ou 1,79 MHz. O sucesso de vendas foi de 50 milhões de unidades por todo o mundo.

O videogame lançou com alguns títulos, mas bem recebidos no mercado. No Japão, foi lançado Super Mario World e F-Zero. Sucesso do jogo Mario foi tão forte, que acompanhou o console nas vendas e vendeu 20 milhões de cópias. F-Zero vendeu aproximadamente 3 milhões e deu início a mais uma série da Nintendo.

 

História:

Quando a NEC decidiu abrir competições com o famoso Nintendo, lançando TurboGrafx-16 em 1987. E a SEGA lançou o Mega Drive em 1988.

Como os consoles tinham processadores de 16 bits, passando a frente do console NES, a Nintendo une forças e lança um console, que apresenta um novo sistema, sendo assim o Super Nintendo (Super Famicom no Japão)

A versão européia do console e o controle são idênticos ao modelo japonês. Mas o sistema de cores do modelo europeu é PAL, enquanto no Japão é SECAM e nos Estados Unidos é NTSC.

No Brasil, o console chegou no fim de 1993, lançado pela Playtronic (uma joint-venture entre duas empresas, Gradiente e Estrela), representante oficial da Nintendo no país na época. E a versão foi codificado para PAL-M. Sendo fabricado por muitos anos em Manaus, até em 2003 com a saída da Gradiente do ramo.

A Nintendo garante seus parceiros, para o seu sucesso no Japão, como: Capcom, Konami, Tecmo, Square, Koei, Midway e Enix, trazendo diversos títulos, mantendo a exclusividade da Nintendo, sucessos como: Mega Man, Final Fantasy, Dragon Quest, e nos Estados Unidos, com os sucessos de Super Mario World, The Legend of Zelda, Street Fighter, Super Metroid, Mortal Kombat, Donkey Kong Country, International Super Star Soccer, Sunset Riders, Top Gear, e etc.

Atualmente, é muito fácil de encontrar emuladores, comozSNES, Snes9X e uosnes, que emula jogos do console Super Nintendo no computador. Com desempenho semelhante ao console original, porém, trás uma vantagem, como o Save State, isto é, podendo salvar cada jogo em qualquer momento, sendo no começo, metade ou fim da gameplay.

Seu controle apresenta  direcional digital e, botões em cruz, representados pelas letras A, B, X e Y (conhecidos como botões para ação), 2 botões na parte superior, representando as letras L (left, ou esquerdo) e R (right, ou direita) e 2 botões centrais, sendo Start e Select.

A versão japonesa e européia do console, apresentam os botões de ação em cores diferentes: verde, azul, amarelo, vermelho. E na versão norte-americana, os botões Y e X apresentam coloração lilás e os botões B e A em azul marinho.