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Vectrex

O Vectrex foi um console de videogame da 2ª geração e de 8 bits. Lançado em 1982, pela CGE (General Consumer Electric) e que logo, foi adquirido pela Milton Bradley Company.

O console Vectrex, usava um processador Motorola MC68A09, era o único videogame, empregado e que apresentava gráficos vetoriais em seu monitor pré-integrado, no qual era possível conectar em até dois controladores. Na sua data de lançamento, o preço chegou em 199 dólares. As primeiras unidades emitiam, pelo seu alto-falante interno, um perturbador ruído que dava interferência nos gráficos gerados na tela. Este pequeno defeito, foi corrigido nos modelos posteriores.

Em relação de outros videogames que conectavam diretamente aos aparelhos de TV, o console Vectrex já possuía seu próprio monitor, que era monocromática e usava filtros projetados para dar a ilusão de cores e reduzir os efeitos “flicker”, que eram gerados pelo monitor.

Na época de jogos que usavam tais gráficos vetoriais, a GCE lançou, separadamente, versões de jogos que apresentassem gráficos de alta qualidade, assim como por exemplo, Space Wars e Armor Attack. Os dois únicos periféricos disponíveis para o Vectrex, junto dos controladores, que continham joysticks analógicos, a caneta ótica e o gerador de imagens 3D. O Vectrex saiu do mercado, dois anos após seu lançamento.

Em 1988, a Smith Engineering projetou uma versão “handheld” do Vectrex, e poucos anos depois, foi liberado a reprodução da imagem do sistema Vectrex e seus cartuchos para usos não comerciais, com objetivos de manter as comunidades de jogadores e desenvolvedores.

 

 

Especificações Técnicas:

Circuitos Internos:

Uma CPU Motorola MC68A09 operando em 1,6MHz. Memória RAM de 1 KByte (empregando dois processadores 2114 de 4 bits) e memória ROM de 8 KBytes (empregando o processador 2363 de 8 bits).

Som:

Processador General Instruments AY-3-8912 e um alto-falante interno de 3 polegadas.

Vídeo:

Tubo de raios catódicos Samsung 240RB40, monocromático, com medidas de 9 por 11 polegadas, que resulta 240 mm de diagonal. Monitor não possuía controle de claridade, o brilho tinha ajustes conforme se desenhasse algumas linhas mais frequentemente que outras. Não era possível conectar o Vectrex em um aparelho de televisão, ao contrário de outros consoles da época.

Gerador de Imagens 3D:

O gerador continha um disco que irradiava a partir do centro, entre os olhos do jogador e a tela do console. O console Vectrex era sincronizado para observar a rotação do disco, ou vice-versa, e desenhava os vetores correspondentes a uma cor em particular.

Sendo assim, um objeto simples inexistente no plano do monitor era desenhado mais de uma vez para oferecer informações respectivas. A distância das imagens duplicadas, determinava onde o objeto iria aparecer em um espaço 3D, e a ilusão de cores podiam ser ampliada, com ajustes de brilho do objeto.

Jogos:

Comuns:

  • AnimAction (requeria caneta ótica)
  • Art Master (requeria caneta ótica)
  • Armor Attack
  • Bedlam
  • Berzerk
  • Blitz! Action Football
  • Clean Sweep
  • Cosmic Chasm
  • Fortress of Narzod
  • Heads Up
  • Hyperchase Auto Race
  • Melody Master (requeria caneta ótica)
  • Minestorm
  • Polar Rescue
  • Pole Position
  • Rip Off
  • Scramble
  • Solar Quest
  • Space Wars
  • Spike
  • Spinball
  • Star Castle
  • Star Trek: The Motion Picture
  • Starhawk
  • Web Wars

Em 3D:

  • Crazy Coaster
  • Minestorm
  • Minestorm II (correção e continuação de Minestorm, que travava após o jogador atingir o nível 13).
  • Lord of the Robots
  • Narrow Escape
  • Pole Position (não lançado)

Sem Lançamento:

  • 3D Pole Position
  • Berzerk II
  • Cube Quest
  • Dark Tower
  • Engine Analyzer (requeria caneta ótica)
  • Mail Plane (requeria caneta ótica)
  • Melody Master II
  • Pitcher’s Duel
  • Tour De France

 

 

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