Resident Evil 3: Nemesis

Resident Evil 3: Nemesis
Resident Evil 3: Nemesis

Resident Evil 3: Nemesis, no Japão conhecido como Biohazard 3: Last Escape é um jogo eletrônico do gênero survivor horror e só em modo de um jogador e lançado para PlayStation em 1999, e em seguida lançado para Microsoft Windows, Dreamcast em 2000 e Game Cube em 2003.

Resident Evil 3: Nemesis é o jogo da série Resident Evil, a história se passa no dia 28 de setembro, 24 horas antes de Resident Evil 2 (na sua parte inicial) e termina 1 de outubro, um dia depois após eventos de Resident Evil 2. A história expande sobre os locais e eventos do contágio do T-Vírus espalhados na cidade de Raccoon. O enredo do jogo baseia-se no filme Resident Evil: Apocalypse. A característica fundamental do jogo é um novo inimigo: Nemesis, uma continuação da experiência de Tyrant (o soldado perfeito) com programação pela Umbrella, com a missão de eliminar os membros da unidade S.T.A.R.S. sobreviventes à mansão.

O jogo incorpora na protagonista Jill Valentine, e um curto evento controlando o mercenário Carlos Oliveira, (no qual procura a cura para a Jill). Tem alguns pontos do jogo, a tela inverte as cores, sendo possível que o jogador escolha entre duas ações possíveis, alterando o enredo que a história tomará. O tempo desta escolha é limitado, que faz o jogador enfrentar o adversário ou alguma situação.

Uma novidade que Resident Evil 3 incorpora, é um modo de evasiva de emergência, permitindo ao jogador evitar os ataques inimigos, ou empurrar os zumbis, se o jogador pressionar o botão de ação haverá uma segunda prévia que ataca o inimigo. O jogador pode rodar sobre si em 180 graus, pressionando o botão para trás e mais com o botão de correr.

Outra novidade é a arma de Lança Granadas. Essa arma pode usar granadas reforçando a capacidade de atingir os inimigos, e que contém quatro tipos de munições: normal, gelo, ácido e fogo. E também tem um modo de poder atirar em barris de petróleo ou bombas colocadas em determinadas áreas, causando explosões para acabar com grupo de inimigos.

O jogo inclui outro modo, em que o jogador pode criar novas munições, equipando potes de munições com uma máquina, que fundindo, tornam-se munições para as armas. E os potes de munições serão encontradas durante o decorrer do jogo. É um modo de ajuda para o jogador preparar suas armas, estoques de munições e no caminho encontrar o inimigo Nemesis, único capaz de cruzar diferentes áreas e capaz de usar arma combatente, tem semelhanças com a Jill Valentine.

Sua fama é conquistada com o clima de terror que é desencadeado no jogo, onde o jogador se depara com cenas horripilantes, que impressionam pela riqueza do detalhe causados pelo caos instalado na cidade de Raccoon.

História de Resident Evil 3: Nemesis

Em 28 de Setembro de 1998, a cidade de Raccoon se tornou uma “cidade zumbi”. Após os avisos dos sobreviventes do chamado “Incidente da Mansão” não serem ouvidos, uma doença de pele se espalha pela cidade, transformando a população em mortos-vivos. A sobrevivente Jill Valentine tem a missão de sua última fuga.

Mercenários em uma operação oficial da Umbrella descem de helicópteros em busca de encontrar sobreviventes, mas logo são dizimados um a um. Sobrando poucos sobrevivntes: Carlos Oliveira, Mikhail Victor e Nicholai Ginovaef.

Na procura de refúgio na delegacia, Jill é surpreendida com o aparecimento de Brad Vickers, sendo ferido e aterrorizado pela arma máxima da Umbrella: Nemesis, que recebe a missão de eliminar todos S.T.A.R.S. A criatura persegue Jill ao longo de todo o jogo, muitas vezes escolhendo entre fugir ou enfrenta-lo, até que o mesmo esteja ferido e fuja para se alimentar e regenerar.

Em certo momento, Mikhail se sacrifica para que Jill, Carlos e Nicholai possam fugir de Nemesis. Os três saltam do bonde, que acaba se colidindo com a torre do relógio da igreja de Raccoon City. Jill neste momento está na espera do helicóptero dos mercenários da Umbrella após badalar o sino no alto da torre da igreja. Entretanto é destruído por Nemesis. Carlos encontra Jill infectada com o T-Vírus e a esconde em uma pequena capela no templo. E assim ele vai em busca do antídoto. Durante essas horas em que Jill permanece adormecida acontecem os eventos de Resident Evil 2.

Carlos descobre um laboratório secreto no hospital da cidade de Raccoon, no qual a Umbrella fazia experimentos, o que mostra o quanto a empresa tinha feito na cidade. Em uma operação de queima de arquivo, o hospital é demolido por outros mercenários. Carlos, consegue produzir um antídoto eficaz e escapar a tempo.

Após que Jill se recupera, segue para uma antiga fábrica confiante que exista um heliporto, sendo a próxima tentativa de fuga. Jill e Carlos por meio de Nicholai, descobrem que a cidade seria dizimada através de um grande ataque nuclear. Jill confronta Nicholai, por tentar matá-la quando ela frusta seus planos de roubar amostras do vírus. Assim, parte para a batalha final contra uma transformação extrema de Nemesis. Ela se aproveita de um canhão de energia que dispara ligando com 3 baterias, e atraindo o monstro para a mira do canhão. Antes da fuga, ela se vinga por todos os amigos S.T.A.R.S. mortos, dando o ultimo disparo, o matando de uma vez.

Jill e Carlos fogem da cidade, graças a ajuda de Barry Burton, que os resgata de helicóptero na fábrica e de longe tem a vista da cidade de Raccon virando em pó. Ao decorrer das ações do jogador, Nicholai pode viver ou morrer. Porém, um arquivo de Resident Evil: Survivor e a história de Resident Evil: Operation Racoon City, sugerem que deixá-lo viver é o final verdadeiro.