Donkey Kong

Donkey Kong
Donkey Kong

Donkey Kong ou DK é uma série de jogos eletrônicos que gira em torno de um personagem de mesmo nome e o primeiro jogo da série teve seu lançamento em 1981. E foi o primeiro exemplo de jogos do gênero plataforma, e considerado o primeiro jogo que utiliza pulos como uma habilidade do personagem.

No ano seguinte de sua data de lançamento, a Universal Studios decide processar a Nintendo por achar que o jogo era réplica de King Kong, sem saber que já estava em domínio público, sendo assim, considerando um dos grandes vacilos da história dos videogames.

Em 1981, através da Nintendo e a Coleco, foi lançado o jogo Donkey Kong e no ano seguinte, já lançado Donkey Kong Junior, lançado para Nintendo.

A produtora da Nintendo em contato com a Rare, resolveram fazer novo jogo e em 1994 nasce Donkey Kong Country, que foi considerado uma evoluçao ao mundo dos games, e foi lançado para Super Nintendo, com gráficos surpreendentes numa plataforma de 16 bits. E nos anos seguintes, vem com dois lançamentos, DK Country 2: Diddy’s Kong Quest e DK 3: Dixie Kong’s Double Trouble. E os ganharam na série, adaptações de Donkey Kong Land para Game Boy e portados para Game Boy Advance.

A Nintendo lança mais um título da série em 1999, DK 64, para o console Nintendo 64. E os direitos voltaria a ser da Nintendo, pois a Rare passou a ser parte da Microsoft Game Studios.

Em 2003, a Nintendo lança Donkey Kong Jungle Beat, onde Dk continua sendo protagonista, mas desta vez não teria as mesmas habilidades dos jogos anteriores. O jogador deve batucar no bongo-controller na altura certa que os ícones passam na tela ao ritmo da música. Um outro jogo, de plataformas, controlado pelos bongos chamado também foi lançado.

A Retro Studios junto com a Nintendo, lançou Donkey Kong Country Return em 2010. Neste jogo da série, teve mudanças radicais em relação aos jogos anteriores, assim como exemplo, ausências dos répteis e fases aquáticas. Neste jogo, objetivo do jogador é salvar as bananas roubadas pela Tiki Tak Trible, mas ainda assim foi bem recebido pelo público e também recebida pelas críticas.

Podemos concluir que a série Donkey Kong Country, ganha o título de maiores marcas no mundo dos video-games, com lembranças como uma das mais importantes séries do mundo.