Final Fight

final fight
final fight

Final Fight é um jogo eletrônico originalmente lançado pela CAPCOM, em 1989, um dos jogos mais famosos para esse estilo de jogo. Foi o sétimo jogo lançado pela Capcom para seu sistema de arcade CPS 1 (CAPCOM System 1). O jogador assume um lutador para tentar resgatar uma jovem mulher capturada pela gangue de rua chamada “Mad Gear”, que coincidentemente é filha de Mike Haggar, um dos personagens que o jogador pode escolher e que também é prefeito da cidade em que o jogo se passa (Metro City). Quando o jogo foi oficialmente idealizado ele seria lançado como uma sequência para o jogo Street Fighter original, e se chamaria Street Fighter ’89, mas o jogo teve o seu título alterado por causa da grande diferença de estilo entre os dois jogos (Mesmo assim o jogo possui ligações com a série Street Fighter, e junto com o primeiro jogo da série, foi os precursores da série Street Fighter da Capcom), partindo de um jogo de luta comum a um jogo de ação, como Double Dragon ou Golden Axe.

Final Fight foi portado para diversas plataformas, como o Super Nintendo e o Sega CD, desde o seu original jogo a base de moedas (nos fliperamas). Final Fight foi seguido por uma série de sequências que foram produzidas principalmente para o mercado de consoles domésticos (Super Nintendo) e alguns dos personagens do jogo iriam re-aparecer posteriormente em jogos da série Street Fighter.

Enredo: Final Fight é rodado na metrópole fictícia americana de Metro City, onde um ex-lutador profissional chamado Mike Haggar é eleito prefeito, prometendo lidar com os problemas criminais da cidade em sua campanha. A gangue Mad Gear, a organização criminosa dominante na cidade, sequestra a filha de Haggar dizendo que se ele não entregar o seu cargo, a sua filha, Jéssica, irá sofrer as consequências. Contando com a ajuda de Cody, namorado de Jessica e um mestre em artes marciais, bem como um amigo de Cody, Guy um mestre em Ninjutsu que também é amigo de Jéssica, Haggar opta então a lutar pela sua filha em vez de entregar o seu cargo. Final Fight, junto com o primeiro Street Fighter, são os dois principais jogos da formação do enredo da série Street Fighter,onde muitos personagens são usados em jogos atuais e citados na história de alguns deles, direta ou indiretamente..

Curiosidades: Na versão arcade, caso o jogador termine a partida sem efetuar continue, após exibir o desfecho do jogo, posteriormente aparecerá o aviso: Eu sou POM, e em seguida aparecerá as fotos e nomes dos programadores do jogo. Fato este, que também ocorre no jogo Street Fighter 2, onde chegando ao final do jogo sem perder uma das duas lutas com cada oponente, também exibe as fotos e nome dos programadores.