Sonic Wings

Sonic Wings
Sonic Wings

Os aviões nunca foram tão poderosos em um game, ainda mais se tratando deste super clássico do SNES e SNK Neo Geo

Também conhecido como Aero Fighters, considero o pai e meste dos games clássicos entre os jogos com aeronaves

Sonic Wings foi lançado originalmente para os fliperamas em 1992, mas no ano seguinte foi criada uma versão do jogo para o Super Famicom, e depois em 1994 o jogo foi lançado para o Super Nintendo, onde seu título seria mudado para “Aero Fighters”. Seria o mascote da SEGA o principal “culpado” pela mudança de nome do jogo no mercado americano? Vai saber.

Sonic Wings é um jogo de tiro onde a tela vai se movendo de forma vertical, enquanto o jogador move seu avião pela tela, podendo ir para todas as 4 direções possíveis (cima, baixo, esquerda e direita). E claro, inimigos vão lotando a tela e farão de tudo para destruir o avião do jogador.

Há a possibilidade de se jogar sozinho ou com um amigo, sendo que da segunda forma as coisas podem ficar mais fáceis, principalmente na hora de se enfrentar os chefes de cada fase. Se alguém for jogar Sonic Wings sozinho, ele não é obrigado a usar sempre o primeiro controle para jogar, podendo então escolher livremente qualquer um dos 8 personagens do jogo.

Graficamente Sonic Wings é bem bonito, com cenários ricos em detalhes, com cores na medida certa e bem variados. A aventura acontece em cenários que vão de cidades a desertos, e até mesmo no espaço. Os desenhos dos aviões, tanto dos mocinhos quanto dos inimigos, estão realmente muito bem feitos.

Os efeitos sonoros são bem básicos, mas todos cumprem bem seu papel. A trilha sonora é bacana, com temas que variam de acordo com o tipo de cenário, e que passam um clima gostoso de aventura. Os temas dos chefes são bem tensos e agitados, e o tema da última fase é de dar medo.

A jogabiliade é rápida e precisa, com todos os comandos de ação podendo ser acionados perfeitamente durante a jogatina. Em termos técnicos, Sonic Wings é um jogo do qual os apreciadores do gênero que ele representa não tem do que reclamar.

A dificuldade do jogo pode ser escolhida pelo próprio jogador. Há três níveis de dificuldade (Fácil, Normal e Difícil), e na seção de Opções o jogador pode até mesmo determinar o número de vidas com que começa o jogo. As fases vão ficando cada vez mais difíceis na medida que se avança no jogo, e os chefes de cada fase também, mas com a liberdade que Sonic Wings dá para o jogador na questão de poder deixar tudo mais fácil, ou mais difícil, o nível de dificuldade é realmente bem variado em todo o jogo.

Sonic Wings é um clássico do seu gênero na era 16 bits. É um jogo bem divertido, apesar de sua curta duração. Mas a vontade de se jogar novamente é alta, o que garante a diversão por horas e horas. Sonic Wings é, com certeza, um dos melhores jogos com aviões de sua geração.