Capcom Soccer Shootout

Capcom Soccer Shootout é um jogo eletrônico de gênero esportivo (futebol). Desenvolvido por A-Max e publicado pela Capcom. Lançado em 1994, para Super Nintendo.

O jogo além de apresentar boas partidas em campo, também apresenta um modo em quadra e que não tinha bola fora, isto é, o jogador tinha total liberdade de tabelar suas jogadas com a parede de todos lados da quadra. Simplesmente fantástico.

No ano de Copa do Mundo de 1994 nos EUA, o jogo é uma versão com um título conhecido como J.League Excite Stage, que apresenta equipes da liga nacional japonesa J.League. Assim foi tomada uma decisão de enviar o jogo para o exterior, com os direitos de publicação, a Capcom decidiu lançar norte-americano, sendo assim, a Nintendo publicou sob o nome de Capcom Soccer Shootout.

Capcom Soccer Shootout é um jogo de esportes de estilo arcade, similar em design e jogabilidade de outros títulos de futebol de mesmo estilo da época, como Gol Gol Gol!, Soccer Champ e Super Sidekicks. Os controles apresentam movimentos normais, como passar a bola, roubar a bola, finalizar. Além do repertório habitual, cabeceio, voleios, pontapés de bicicleta.

O jogo pede do próprio jogador, muita habilidade, pois não tem opção de escolher um nível no modo single player. Praticamente, obrigando que o jogador  passe primeiro pelo modo de treinos. E no modo de jogo em quadra, pelo motivo de não obter saída de bola, é uma forma essencial de aprender boas jogadas, dribles, etc.

A única escolha do jogador, durante uma partida, é na parte defensiva. Em vez de controlar um único jogador, poderá mover vários jogadores de uma vez (usado até os jogos atuais de futebol). Na escolha das esquipes, jogador deverá estudar até mínimos detalhes de cada jogador em cada elenco, ou seja, as habilidade dos goleiros, velocidades dos jogadores, força de chutes, defesa e ataque.

No jogo, há 12 equipes para escolher, mesmo que na tela não apresente nenhuma estatísticas, cada equipe apresenta seus pontos fortes, assim como também os pontos fracos.  Os brasileiros ganha e tem talento em velocidade, os italianos em excelente combate e capacidades defensivas, o inglês domina a arte na cobrança de falta, e assim por diante.

Mas o que seria de um jogo intitulado Capcom Soccer Shootout sem o modo cobrança de pênaltis? E pra quem é fã deste modo, que motivo esperar uma partida toda e terminar em empate? O jogo apresenta o modo cobrança de pênaltis, e acreditem ou não, este modo foi considerado o melhor, em relação aos outros jogos de futebol da época.

No modo de disputas de pênaltis, o jogo apresenta efeito bons em câmera lenta, quando ocorre de um goleiro, na tentativa de defender a cobrança e ainda ocorrer o Goool!. Deixando, por alguns segundos, agonizantes se a bola entra ou não.

Enquanto o valor de replay, vem em rajadas curtas, Capcom Soccer Shootout, é um jogo de esportes sólida do estilo arcade, que vale a pena ser bem analisado, se este é o seu gênero.

Confira a seguir, algumas imagens de gameplay de Capcom Soccer Shootout: