Castlevania: Rondo of Blood

Venho trazer mais uma postagem, com o parceiro de Lunático Retroplayer, com o jogo Castlevania: Rondo of Blood. Visitem o canal Lunático Retroplayer: [Clique Aqui].

Castlevania: Rondo of Blood, é um jogo eletrônico do gênero plataforma com ação e aventura. Desenvolvido e publicado pela Konami. Lançado em 1993 para TurboGrafx-16, e anos depois para Virtual Consoles.

História:

O jogo é definido no universo fictício da série Castlevania, no ano de 1792, do qual, o protagonista Richter Belmont, de 19 anos de idade, herdeiro do chicote Vampire Killer, e descendente de Simon Belmont. Vai ao castelo, em missão de salvar a sua amante Annette (raptada por Drácula). 

Com os recursos avançados da TurboGrafx-16 CD-ROM², e com o Cartão do Sistema Super, expandida memória, cenas e dublagem tiveram chances de aparecer ao jogo. 

Gameplay:

O objetivo do jogo, é orientar o protagonista Richter Belmont por algumas etapas, sendo 9 no total, e que no caminho podem aparecer rotas alternativas. Enquanto ele sai em busca de sua amada Annette, até encontrar com o Drácula e confrontá-lo em seu castelo.

Richter usa como sua arma principal, um chicote. E também sub-armas: machado, punhal, água benta, grimoire (objetos mágicos como talismã), relógio de bolso e uma cruz. Enquanto explora o castelo, ele pode salvar donzelas.  incluindo Maria Renard (que se torna uma personagem jogável). Ataques dela, é com usos de pombas e sub-armas: gato, dragão, cardeais, tartaruga, ovos e notas musicais.

Ela é ágil, podendo executar salto duplo, e pode causar danos maiores, mas ela leva muito menos danos do que Richter antes de morrer.

Castlevania: Rondo of Blood, incorpora elementos dos jogos anteriores da saga, caracterizados com jogabilidade linear e um membro do clã Belmont como protagonista, e as entradas enfatizavam a exploração de duração do meio ambiente. O jogo usa estágios de duração indeterminada, com um começo claro, e mais do que um final para alguns níveis, o que afeta o meio ambiente.

Itens como dinheiro, corações, e alimentos, são encontrados por todas as áreas. O jogo apresenta também, uma habilidade de itens reutilizado nos títulos da saga Castlevania, permitindo sub-armas a serem usadas em um super ataque.

Desenvolvimento:

Castlevania: Rondo of Blood é a décima edição da série Castlevania. O jogo se viu apenas em uma versão japonesa, com exclusividade sobre o TurboGrafx-16. Porém, mais tarde, foi lançado ao console Wii, para Virtual Console, como uma importação e se tornou disponível na América do Norte e na região PAL (Europa e Austrália).

Recepção:

O jogo foi recebido positivamente, e considerado como “um jogo de ação muito bem trabalhada no estilo clássico Castlevania”, e também “clássico longo cobiçado”. Foi dada nota 9 de 10 para o jogo, com elogios pelo design, trilhas sonoras, nível de dificuldade e em gráficos. O jogo foi descrito como um jogo agradável e que vale a pena esperar.

Castlevania: Rondo of Blood, por apresentar um gênero em plataforma com ação e aventura, ganhou o prêmio como “melhor ação”.