Fatal Fury

Fatal Fury (A lenda do lobo faminto) é um jogo eletrônico de gênero luta. Lançado para diversos consoles, assim como, arcades, Neo Geo, com versões para Super Nintendo. Junto com Art of Fighting, o jogo foi decretado com nome de The King of Fighter.

Fatal Fury conta a trajetória do herói Terry Bogard, com o objetivo de vingar a morte de seu pai. A série tem sua fama, por popularizar o estilo de jogos de lutas, lembrando muito bem Street Fighter II, isto é, em estilo de luta em 2D, ou modo em versus, mais conhecido aos gamers e fãs de jogos do gênero.

A seguir, em forma resumida, a saga de Fatal Fury:

Fatal Fury 1:

Fatal Fury é um jogo eletrônico para arcades. Lançado em 1991, e se consagrou com grandes sucessos ao console Neo Geo pela SNK.

O jogo foi um dos precursores dos jogos de luta. As particularidades de Fatal Fury, por apresentar seu sistema de jogo que se baseia em luta em dois planos de batalha. O “boss” do primeiro jogo é Geese Howard, responsável pelo assassinato do pai dos irmãos Bogard, Terry e Andy.

Fatal Fury 2:

 

Fatal Fury 2, foi lançado em 1992, apresentando uma versão mais próxima do estilo de outros jogos do mesmo gênero. E ainda preservando os dois planos de batalha.

A nova versão, agora garante a escolha entre 8 lutadores, sabendo que antecessor da saga, eram 3 de escolhas. O “boss” desta vez, é Wolfgang Krauser, um nobre alemão e dono de uma força monstruosa. Ele pertence a família Strolheim, temidos guerreiros que serviram aos políticos europeus.

Fatal Fury 3: Road to the Final Victory: 

No ano de 1995, é lançado Fatal Fury 3: Road To The Final Victory. Houve muitas mudanças nessa nova versão. O sistema de luta apresenta três planos de batalha, com 10 lutadores a escolha e a possibilidades de combinar golpes em “combos”. Os controles se tornaram mais complexos.

Real Bout Fatal Fury:

No mesmo ano de lançamento de Fatal Fury 3, foi lançado também novo Real Bout Fatal Fury, apresentando controles simplificados, e com 16 lutadores para escolher, cenários destrutivos, com a possibilidade de vencer o adversário jogando para fora do arena.

Garou Mark of the Wolves:

Em 1999, foi lançado o último título de Fatal Fury. Uma versão totalmente diferente de toda a saga. Com um único plano de batalha e Terry como lutador remanescente dos outros jogos.

Foi aclamado como o melhor jogo da série, mesmo com a mudança de todo conceito e criar um jogo parecido com os outros jogos de mesmo gênero.