The Legend of Dragoon

The Legend of Dragoon é um jogo de videogame do gênero RPG, lançado em 1999 para Playstation 1. O jogo é composto por 4 CDs, garantindo um grande sucesso para a época, e também pelo seu sistema de batalha inovador. Modo de jogo, apenas em 1 jogador.

História: 

A história conta sobre Dart, um jovem guerreiro, que ainda quando criança, perde seus pais por uma criatura chamada “Black Monster”, responsável pela destruição de sua vila natal. Dart foi criado na vila de Seles, onde foi treinado para se tornar um guerreiro. Quando completa seus 18 anos, ele resolve sair da vila e ir a caça do monstro, com objetivo de vingar pela morte de seus pais.

Alguns anos depois, Dart descobre de uma guerra entre os reinos de Basil e Sandora. Preocupado, volta para a vila de Seles, e encontra a vila em ruínas, com massacre em grande parte da população. Os sobreviventes contam que os Soldados levaram Shana (amiga de infância de Dart), então, ele parte para Helena Prision para resgatá-la e lá conhece Lavitz (um cavaleiro de Basil), que também apareceu para resgates. Eles unem suas forças e salvam Shana.

A partir deste momento, eles começam suas jornadas, e que aos poucos, descobrem os poderes das “Dragoon Spirits”, e que nesta guerra, tem algo bem maior, significando a destruição do mundo.

Sistema de Jogo: 

Na questão de batalha, o jogo é baseado em Addition, ou seja, consistem em ataques especiais e executados (apertando o botão X) por certa quantidade, sendo de dois a sete, e em um certo ritmo. a cada 20 vezes que a Addition é usada, torna-se mais poderosa, atingindo o nível máximo assim que usada 80 vezes. Conforme ela sobe de nível, novas Additions serão desbloqueadas, com exceção da última, que só desbloqueia quando o jogador eleva todas as outras ao nível máximo.

Obs.: Ao executar uma Addition, tem momentos que o quadrado vermelho substitui o quadrado azul, isso significa que o oponente poderá contra-atacar e se tiver êxito, cancela a execução da Addition, sofrendo dano ao personagem, e para impedir isso, ao aparecer o quadrado vermelho, o jogador deverá apertar o botão O.

O jogo não apresenta muitas magias, no modo normal, o jogador deve usar certos itens, que no caso servem ao uso de magias. Quando usados, podem ter seu efeito maior, se o jogador apertar X repetidamente o botão X.

Também tem as magias que podem ser usadas, quando o personagem se transforma em um “Dragoon”, neste modo, cada personagem pode usar a “Dragoon Addition”, muito parecida com as Additions normais, mas neste modo só existe um.

Quando o personagem ganha a sua Dragoon Spirit, assim pode se transformar em um Cavaleiro Dragão, mas necessita encher uma barra de SP (Spirit Points), a quantidade de SP recuperado varia com a execução da Addition e quando a barra enche um nível (variando de 1 até 5), o personagem pode se transformar, e no modo Dragoon, cada ação executada gasta um nível da barra de SP e quando chegar a zero, o personagem volta para a forma normal.

Ele também pode usar magias especiais quando transformado. As magias gastam uma certa quantia do MP (Magic Point) do personagem.

Desenvolvimento:

A produção do jogo levou em média de três anos, com uma equipe com mais de 100 membros. Nos créditos finais do jogo, é revelada entre a equipe de desenvolvimento, o nome Polyphony Digital, por ser a responsável pela “cutscenes” e também pelas cenas de computação gráfica.