Sonic the Hedgehog

Sonic the Hedgehog
Sonic the Hedgehog

Sonic the Hedgehog é um jogo eletrônico lançado pela Sega em junho de 1991, para o Mega Drive e Super Nintendo. E em dezembro do mesmo ano, o jogo foi lançado para uma conversão em 8-bits para o Game Gear (console portátil da Sega) e Master System (sucesso no Brasil e na Europa).

Em 2005 foi lançado jogo do Sonic para celulares Panasonic e em 2006, com um presente ao 15º aniversário do jogo Sonic, a Sega anuncia uma conversão para Game Boy Advance.

Em 2011 foi liberado jogos do Sonic na PSN (PlayStation Network no console PlayStation 3) e em 2013, foi anunciado jogos do Sonic para: Nintendo 3DS, iOS e Android.

História:

Dr. Robotnik (um cientista considerado “louco”) quer dominar o mundo roubando as Esmeraldas do Caos, e para isso, montou uma base na ilha (onde Sonic habita), transformando os animais em robôs escravos. Sonic resolve acabar com os planos de Robotnik, por não gostar dos planos do cientista. Pois as Esmeraldas só podem ser encontradas por Sonic, quando ele entra em uma zona criada por sua velocidade.

Jogabilidade:

O jogo é de gênero plataforma, com fases divididas em 3 atos, sendo que no terceiro se enfrenta Robotnik como o chefe. O jogador tem 10 minutos para completar cada ato. O jogo não possui “save”, então, o jogador tem de jogar direto e recomeçar tudo de novo se acabarem os continues.

Mas há inovações no jogo, assim como: Terrenos inclinados e Sonic pode matar seus inimigos encolhendo numa bola e “atropelando-os”. Encolhendo-se em ladeiras dando impulso com possibilidade de subir ladeiras. “Loops” de 360 graus só são atravessado se já tiver velocidade e Sonic é “freado” e tem dificuldade de pular dentro d’água.

Itens:

Ao longo de cada fase há anéis, que se obter 100 deles, dará uma vida, e com 50 anéis no final de um ato, terá a oportunidade de jogar em fase especial para tentar recuperar Esmeraldas.

Há monitores espalhados pelos estágios. Itens de sapato aceleram o jogo, itens com desenhos de Sonic dão uma vida, névoa azul é uma defesa e estrelas dão invencibilidade temporária.

Quando Sonic passa por um poste, serve de “check point”, no qual Sonic recomeça naquele exato ponto se caso o jogador perder na fase.

Gráficos:

Os gráficos são da geração 16-bit, com animações em praticamente todo item, e utilizando toda as cores que cada console transmite. Os personagens foram desenhados por Naoto Ohsima, e as fases, por Jina Ishiwatari e Reiko Kodama. E também se destacam pelas cores vivas e por planos de fundo muito bem desenhados.

E você já jogou Sonic the Hedgehog?