Vigilante 8

Vigilante 8
Vigilante 8

Vigilante 8 é um jogo eletrônico com veículos combatentes, desenvolvido pela Luxoflux (uma equipe de apenas 5 pessoas, que na década de 90, as equipes tinham em média variável de 20 a 30 pessoas), publicado pela Activision,  lançado em 1998 para Playstation, Nintendo 64 e Game Boy Color. Com a classificação ESRB (América do Norte) e com modos de até 4 jogadores.

O jogador tem o direito de escolher em até 3 armas para o combate, e que ao escolher outra diferente, automaticamente descarta a arma selecionada que no momento está no veículo, e se escolher uma mesma que já contém no veículo, só aumentará em número de munição. Contendo diferença, apenas, nas armas de ataque especiais de cada veículo, de resto, estoque de armas são recolhidas na própria arena de combate, que contém também, recuperação da barra de HP e acessórios que possam ajudar no ataque e defesa do veículo.

Na época, os gráficos eram belíssimos, com algumas falhas no veículo quando a barra de HP estava mais baixa, cenários bem formados. E o áudio correspondia bem com tiros de cada arma, ou até mesmo, destruição dos cenários. Tudo em questão, corresponde bem para a diversão do jogador.

Enredo:

O enredo é construído em uma história alternativa, que nos anos 70, com uma crise mundial de petróleo, os Estados Unidos encontrava-se em um colapso econômico. Crimes, tumultos, greves se espalhavam por todo continente norte-americano, e os policiais disponíveis são levados a grande metrópoles, abandonando suas cidades. A OMAR (Oil Monopoly Alliance Regime, cooperativa multinacional estrangeira de petróleo) entra em cena determinada a monopolizar o comércio mundial de petróleo. Sendo o último país que estava em seu caminho e estavam determinados e preparados a deixar o país ao seu novo império.

OMAR contrata Sid Burn (um terrorista profissional, para empurrar a economia do país “ladeira a baixo”). Na região sudoeste, Sid organiza as suas tropas, batizado a si mesmos de “Coyotes”, eles tem como alvo iniciais as refinarias de petróleo, instalações comerciais e outras indústrias vitais em toda a região. Com a lei aplicada nas grandes cidades, alguns civis desesperados, com suas próprias mãos, começaram a fazer a lei e a justiça. Liderados por um caminhoneiro chamado Convoy e conhecidos como o”Vigilantes”, que para Sid, o grupo se tornou um grande obstáculo.

O governo do país, ao se sentir mais vulnerável e focado em suas pesquisas no desenvolvimento de um novo arsenal militar. Com armamento mais avançado, baseado em uma tecnologia UFO, uma instalação secreta em Papoose Lake. Tais informações acabou aos ouvidos de Sid e os Coyotes vão contra esta instalação. Os Vigilantes apareceram para detê-los e ambas as partes se encontravam em posse das armas mais avançadas do mundo.

E você? Já jogou Vigilante 8?