Shepard é uma personagem que pertence ao jogo eletrônico Mass Effect. É uma tenente comandante nos jogos da série.

A sua aparência, habilidades e história são customizadas e tem um impacto sobre a história. Assim como o seu primeiro nome, também é customizado, e sem ser afirmado durante o jogo.

História:

Shepard nasceu no ano de 2154, é um graduado de um programa de forças especiais, a Systems Alliance N7. Um veterano da Skyllian Blitz é atribuído ao SSV Normandy como diretor executivo, fazendo com que Shepard se torne a primeira em se unir aos Espectros, uma força tarefa especial de elite para o Conselho Cidadela.

Após o ataque ao Conselho Cidadela, Shepard foi enviada para erradicar restos de uma raça intelectual artificial. Os Normandy foram enviados ao setor em que foi relatado objetos que foram desaparecidos no espaço, e foram atacados por um navio não identificado.

Por ser um navio abandonado pela tripulação, Shepard foi resgatar Joker, por recusar a ordem de evacuação, por acreditar que poderia salvar o navio. Porém, uma explosão ocorreu que se separou de Joker, lançando Shepard ao espaço. Shadow Broker envia Feron para resgatar Shepard, sendo que, Liara T’Soni se encarregou de ir resgatá-la desde o ataque.

Assim que Shepard participa dos eventos da chegada ao planeta terra, ela foi colocada sob a prisão à espera de ser julgado pela destruição do sistema Bahak. Ou então, por prestar serviços aos Cerberus, do qual, Liara faz parte.

Mais tarde, os Reapers lançam ataques ao planeta, Shepard e David escapam para a Alliance reformados SR-2 Normandy. Se dá início ao recrutamento de diversas raças da galáxia, para combater os Reapers.

Personalidade:

Shepard é autoconfiante, dedicada e independente. Tem uma aparência de valentia.

Galeria: