Iroha é um personagem pertencente na série de jogos Samurai Shodown. Uma das principais protagonistas incluídos no título Samurai Shodown VI. Ela gosta de peixes e caracóis, e de cozinhar, e não gosta de caças aos animais e armamentos de fogo, principalmente, rifle. 

Sua concepção começou com o desejo de integrar um caráter com personalidade amorosa. Inicialmente, Iroha foi projetada para ser uma personagem ousada, porém, houve mudanças, a deixando com um motivo “graciosa” e “esposa asiática”. 

Iroha se tornou uma personagem popular no Japão, e com isso, estrelou o seu próprio jogo para celular,  chamado Maid by Iroha (simulação de levantamento para Iroha). Ela também marcou presença na lista de personagens utilizados na série Queen’s Blade, sendo uma extensão da série de jogos de fantasia, Lost Worlds. 

História: 

Iroha é natural de Osshu, província de Mutsu, Urushiyama. Ela é uma empregada japonesa que serve ao seu mestre, que o idolatra como um aspecto mais importante em sua vida. Com tudo, Iroha tenta demonstrar as sua habilidades, de tal forma que agrade ao seu mestre.

O seu mestre é de identidade desconhecida, deixando claro, as probabilidades de que seja o próprio jogador, pelo fato, ela se curva e fala com o jogador antes e depois de suas lutas. 

Obs.: Em uma entrevista, os próprios criadores confirmaram, acrescentando que ela está falando especificamente com os jogadores do sexo masculino.

Personalidade:

Iroha é amorosa, obediente e alegre. Ainda assim, mostra preocupação com o seu mestre, que tenta ao máximo, se tornar agradável a ele.

Galeria: