Sofia é um personagem que pertence ao jogo eletrônico Battle Arena Toshinden. De nacionalidade russa, ela é uma detetive particular usuária de chicote (Krasnya Burya) e possui uma forte confiança ao seu amigo Eiji Shinjo.

Ela gosta de apreciar o céu quando está estrelado e de cuidar da sua própria beleza, e detesta arrogância e de pessoas que demonstrem ser orgulhosos. Possui habilidade com pianos.

O seu estilo de luta é semelhante a Nina Williams do jogo eletrônico Tekken e de Cammy do jogo eletrônico Street Fighter, isto é, elas têm o fato de que desejam recuperar suas memórias perdidas.

História:

Sofia é filha de uma cientista do Projeto S e seu pai nada é revelado. O Projeto S é um experimento de aumento e fortalecimento humano co-fundado entre o governo da URSS, a KGB e a Sociedade Secreta, também chamada Himitsu Kessha (é uma cabala do submundo e rede social central da série Battle Arena Toshinden).

Criada nos limites da Sociedade Secreta, e ao demonstrar que possui habilidade em ginástica rítmica e atletismo, Sofia foi recomendada para receber treinamento e educação em nível de KGB, para se tornar uma futura agente e, com o tempo, Sofia se tornou um dos principais espiões da KGB. 

Em sua adolescência, Sofia se tornaria cúmplice de testes para o S-Project, foram os funcionários da Sociedade Secreta para supervisionar o projeto, por causa do seu forte potencial como uma agente da KGB, o que demonstrou a sua força de combatente. Com essas informações, Sofia e sua mãe decidiram fugir de suas vidas anteriores, pois sua mãe não suportava a ideia de sujeitar Sofia aos julgamentos quase desumanos do Projeto S, pois a ideia da Sociedade Secreta é usar pessoas de modelo para reinar o mundo.

Ao saber do primeiro Toshindabukai, ela decidiu participar na esperança de encontrar pistas para seu próprio passado misterioso, e pistas entre a Sociedade Secreta, a Fundação Gerard (empresa global de negócios corporativos na série Battle Arena Toshinden) e o envolvimento deles nos Toshinden. Mas ela aprendeu que a sua memória foi adulterada pelo Himitsu Kessha. E com isso, ela desistiu do torneio.

Quando Sofia descobriu que outro lutador passaria pelos mesmos problemas que ela, ela decidiu participar do segundo Toshindabukai na esperança de salvá-los. Com receio de fracassar na missão, logo soube que Himitsu Kessha perdeu, e com isso, ela se sentiu mais aliviada e confortada. Após o evento, ela descobriu a existência da organização criminosa conhecida como Soshiki, e assim, se tornou alvo por um de seus objetivos, sendo o “renascimento dos humanos através da magia”.

Assim que soube do terceiro Toshindabukai, soube que havia sido alvejada pelo Soshiki e foi confrontada por uma assassino, Zola. No torneio, ela finalmente percebeu que os objetivos do Soshiki eram finalmente falhos pelo uso de rituais horríveis e sacrifícios humanos, mataram Zola em combate e, depois de ouvirem a queda do Soshiki, se retiraram da luta pelo bem. 

Mesmo que ela perceba que nunca recuperará suas memórias antigas, Sofia está determinada a criar novas memórias para que ela possa jogar fora sua tristeza pessoal e abraçar a verdadeira felicidade.

Personalidade:

Sofia é forte, habilidosa em combate, é possível perceber o seu lado mais sentimentalista. Porém, mesmo assim, ela nao hesita em suas missões, são fatores que deixam ela com mais foco e determinada para conseguir o que tanto deseja. Nada é capaz de fazer com que ela desista.

Galeria: