Santa Lúcia é um personagem que pertence ao jogo eletrônico Dante’s Inferno. Foi a padroeira dos cegos e aparece na DLC: The Trials of St Lucia. É submissa cristã e um anjo da guarda de Dante. 

As suas habilidades se assemelham com as de Dante. A sua Sickle Sagrada é parecida com a foice que Dante usa. Os olhos da Santa Lucia projetam a luz de forma que se assemelha, também, à de Dante, porém, mais rápida. A diferença entre eles, é que Lucia usa os seus ataques aéreos e cobrem mais distância.

Ela foi a responsável de enviar Virgil para auxiliar Dante. Seus olhos pareciam uma relíquia na Cidadela do Limbo. 

História:

Natural de Siracusa, na Sicília, no ano de 283 dC. Lúcia levou a sua vida de virtude, declarando a sua virgindade a Deus. Assim que sua mãe, Eutychia, conseguiu o casamento dela com um pagão rico, ela recusou. Com isso, o pretendente a denunciou como uma cristã ao magistrado, ameaçando mandá-la para um bordel e ser executada. 

Em sua sentença de morte, os homens tentaram de várias formas, tanto quanto, abuso verbal, queimá-la, esfaqueá-la. Mas ela se ajoelhou e orou por salvação, e por um milagre, permaneceu fixa no chão, enquanto os guardas tentavam movê-la. Continuavam a violência contra Lucia, mas só fracassavam. Até que seu pretendente disse aos guardas que, se ele não pudesse ter os olhos dela, ninguém poderia. E com isso, os guardas conseguiram matá-la. 

De acordo com a tradição da igreja, Deus pagou seu sacrifício, dando para ela, novos olhos com pura luz, e ganhando o título de padroeira dos cegos. Na Divina Comédia, ela fazia parte de uma trindade de mulheres, por Dante, reverenciadas como sagradas. Sendo elas, Mary e Beatrice, como ele a considerava como sua padroeira, desde que Lucia era a padroeira dos cegos. 

Provação:

“Eu sou Lúcia de Siracusa, padroeira dos cegos. Perseguido pelo meu pretendente pagão, olhos arrancados da minha cabeça. Meu corpo torturado e contaminado. No entanto, tenho visto a glória no paraíso. Eu serei seu protetor, Dante, enquanto você procura encontrar a luz de seu passado sombrio, e eu prepararei você para o desafio que está por vir.”

Galeria: