Yuna é uma personagem que pertence ao jogo eletrônico Final Fantasy X, e depois se torna protagonista em Final Fantasy X-2. É filha do evocador Braska e de uma Al Bhed.

Em Final Fantasy X, ela se torna uma evocadora como seu pai e embarca para derrotar Sin. Com tudo, ela conhece Tidus, e ganha ensinamentos que a vida é bela, não apenas o sacrifício. em Final Fantasy X-2, Yuna foca sobre as Spheres e tem ocupação de cantora.

História:

Yuna é natural de Bevelle. Com apenas quatro anos de idade, Yuna perdeu sua mãe, durante o ataque de Sin. Aos sete anos de idade, Yuna deixou Bevelle, assim que Auron e Jecht, junto com o seu guardião Braska, partiram para Zanarkand.

Braska obteve a Aeon Final, e assim, derrotando Sin, e pereceu juntamente com Jecht. Mas pediu a Auron, para levar Yuna até Besaid, para que ela pudesse viver a vida em paz. Porém, Auron teve um confronto contra Yunalesca e só conseguiu chegar aos arredores de Bevelle, pedindo para Kimahri cuidasse de Yuna. Que se criou junto de Wakka e Lulu.

Anos se passam, e Yuna seguiu para Cloister of Trials do Templo de Besaid, junto de Lulu e Kimahri, para que pudesse se tornar uma evocadora completa. E foi onde ela conhece Tidus, que estava junto com o Wakka. E juntos pretendem derrotar todo o mal que Sin causou.

Dois anos depois vencer Sin, Yuna vive pacificamente em Besaid, do qual Rikku e todo o pessoal de Spira sempre a visitam. Certo dia, Rikku apresenta uma Sphere que Kimahri encontrou, do qual mostra alguem preso, com a aparência que lembra Tidus. Com isso, Yuna retoma a vontade de se aventurar, e se junta em um grupo caçadoras de Spheres.

Personalidade:

Yuna é honesta, determinada, amável, educada e leal. Se esforça para ver o melhor nos outros e com forte convicção para realizar suas tarefas. Ela esconde seus sentimentos de medo e tristeza, mas encoraja seus companheiros.

Sobre um laço com Tidus, no começo, Yuna não mostra nenhum interesse por ele, levando-o apenas como um “colega” para as aventuras. Aos poucos ela começa enxergar qualidades de Tidus, e nasce um laço amoroso por ele.

Galeria: