fbpx
muralgamer

Expressões Mais Usadas nos Games. Qual Você Conhece?

Ultimos anos, o Video Game não é mais coisa de criança, e o nosso país está em ótima posição no Ranking de países que representa os jogadores de Video Game, sendo exatamente, a terceira posição no mundo virtual dos jogos, ao que, totaliza 60 milhões de jogadores.

Com essa informação, algo se tornou comum entre estes jogadores virtuais, no entanto, consideram como uma “realidade alternativa”, e isso vem com o uso de expressões e gírias como uma forma de comunicação entre os jogadores, resultando assim, o extenso dicionário de Video Game. Este vocabulário vem desenvolvendo a partir de termos presentes nos jogos ou mesmo adaptados ao português.

Ficou curioso? Já ouviu alguém falando uma dessas expressões ou gírias? Conhece os significados desses vocabulários? Então, vamos destacar uma lista com as principais expressões e gírias desse mundo virtual dos Video Game.

Expressões e Gírias:

AoE: Sigla para Area of Effect, significa as habilidades que causam determinados efeitos em áreas extensas do jogo.
Bait: Em tradução, significa isca, sendo assim, para atrair um oponente a cair em uma armadilha.
Ban:
Refere-se ao banir, a quem utiliza um bot ou hack para ganhar vantagens, o jogador pode ser banido no jogo.
Backline: Em tradução livre, a expressão significa linha de trás. É o nome dado ao grupo de personagens mais frágeis do time e que geralmente dão mais dano.
Boss: Pela tradução, significa chefe, usado para demonstrar que o inimigo ou monstro é mais poderoso que o normal, inclusive, para inimigos ou monstros opcionais de enfrentar nos jogos.
Bot: Simplificação de Robot, diz respeito a hackers que utilizam um programa de inteligência artificial para controlar seu personagem e jogar sem esforço, conseguindo novas skills ou xp.
Buff: Nome dado aos atributos positivos que melhoram as skills do personagem durante um período de tempo determinado.
Bug: Refere-se para demostrar que ocorreu algum tipo de defeito, assim, ganhou apelido de jogo bugado.
Camper: Para demonstrar que o jogador fica esperando e escondido em um único lugar, e assim, ganha apelido de camperando.
CC: Abreviação de Crowd Control, faz referência a habilidades que controlam vários inimigos, deixando-os debilitados.
Char: Sigla simples para character, que traduzindo significa personagem.
Cheat: É um modo de trapaça utilizada para ganhar vantagem sobre os demais personagens que participam do jogo. Aquele que trapaceia, ganha apelido de cheater.
Combo: É uma combinação de ataques com habilidades que, quando utilizadas em uma ordem específica, causam dano ao oponente ou podem deixá-lo imobilizado. Pode ser um ataque solo ou em grupo, permitindo que o time vire a partida.
Comeback: Um termo usado para referir ao jogador que estava perdendo uma partida e conseguiu, de forma surpreendente, reverter a situação e adquirir a vitória.
Cooldown: O termo se aproxima de resfriar. É usado para designar o tempo que o personagem demora para recarregar e utilizar uma habilidade novamente.
Counter: Refere-se aos personagens que têm a capacidade de se sobrepor a outros ou diminuir as capacidades de seu inimigo. Também existe a versão counterar.
Crashar: Refere-se quando um jogo fecha por algum motivo de erro, sem motivo aparente. Com tudo, ganhou um verbo, crashou.
Debuff: O posto de Buff, ou seja, característica capaz de anular a skill ou o atributo de um personagem por um tempo limitado.
Dex: Abreviação de Dexterity, corresponde ao atributo de destreza do personagem.
Dispell: É nomeado para habilidade de remover buffs de adversários ou debuffs de aliados.
DLC: Abreviação para Downloadable Content, ou seja, um conteúdo extra como forma de arquivo para baixar, mesmo sendo gratuita ou pago.
DPS: Conhecido como Damage per Second. Dano em um personagem consegue causar aos demais jogadores durante um combate.
Dropar: Ou conhecido como Loot, que significa saque, ou seja, objetos ou itens que caem de um imimigo ou monstro após derrotá-lo, sendo assim, pronto para ser de pertence ao jogador vitorioso.
Easter Egg: Encontrar algo escondido dentro do jogo, que normalmente, com teor cômico.
Fair Player: Jogador que participa do jogo de maneira correta, sem uso de trapaças.
Farmer: Dedicado a conseguir um item específico e enfrentando sempre os mesmos monstros e inimigos.
Frag: Também conhecido como Kill ou Ponto, isto é, o jogador venceu a outro durante a partida.
Free to Play: Refere-se aos jogos que são gratuitos para jogar, ou seja, apenas basta realizar o download e instalar, as vezes, é necessário criar um cadastro para jogar.
Full Support: Nome dado aos jogadores que se comprometem a atuar como suporte de outros membros da equipe, promovendo maneiras de aumentar suas skills.
Gank: Ação de emboscada organizada por um time com o objetivo de desestabilizar os inimigos.
GDLK: É uma forma abreviada do termo Godlike, traduzido, significa divino, no sentido de espetacular ou incrível, isto é, ao jogador que realiza uma jogada impressionante.
GG: Abreviação de Good Game, utilizada pelos jogadores para se referir a uma boa partida.
GLHF: Abreviação de “Good luck, have fun”, que na tradução significa “Boa sorte, divirta-se!”. É uma saudação utilizada pelos jogadores no início das partidas.
GM: Abreviação de Game Master, ou seja, nome daqueles que trabalham para os administradores do jogo. Tem como função principal banir jogadores que utilizam hacks e ajudar a comunidade gamer.
Guild: Também chamado de Guilda ou Clã, corresponde a um grupo de jogadores que se reúne dentro do jogo, durante um determinado período de tempo, para cumprir novas tarefas.
Head Shot: Em tradução, significa tiro na cabeça. É uma fala em um título do jogo, que logo, se tornou uma gíria, principalmente, quando alguém deseja explicar a jogada que realizou.
Healer
: Jogadores que possuem habilidades de curar outros personagens, e isso, ganhou apelido de dispellar.
Kickar: Refere-se a um jogador que foi expulso da partida, geralmente, a ação é feita através de uma votação para definir se o jogador merece a expulsão ou não.
KS: Abreviação de Kill Stealer, constitui no roubo de uma presa já enfraquecida por outro jogador. Nesta ação, o personagem recebe os itens ou o xp que inicialmente pertencia a quem confrontou o monstro desde o início.
Lag: Refere-se para algo que está em lentidão, geralmente o problema consiste em uma falha no servidor.
Lock: Refere-se a travar, traduzido para o inglês. Normalmente, é utilizada para dizer que o jogador “travou a sua mira” sobre alguém. Assim, ganha apelido de lockar.
LoL: É a redução de Laughing out loud, na tradução, rindo alto, utilizada para expressar a reação com alguma situação dentro do jogo.
LVL: Abreviação de level, ou seja, traduzido para português, nível. É resultado quando ganha xp.
Manha: Um apelido para dicas, macetes e truques, ou seja, segredos dentro do próprio jogo, em que, o jogador aperta uma sequencia de botões.
Melee: Termo que significa corpo a corpo, geralmente usado para se referir a uma habilidade, item ou arma relacionada a um ataque físico e direto.
MOB: Abreviação de Mobile Object, é uma iniciativa em grupo de games online que consiste na reunião de muitos jogadores para, em conjunto, matar diversos monstros ao mesmo tempo e adquirir mais xp.
MVP: Refere-se ao Most Valuable Player, jogador capaz de causar muito dano ao chefe do jogo, sendo assim, o personagem mais “valorizado” da partida.
Newbie: É muito usada pelos jogadores com mais experiência para se referir aos novatos do jogo.
Noob: Oposto de Newbie, ou seja, faz referência aos jogadores veteranos que se comportam como novatos despreparados no decorrer do jogo.
NPC: Semelhante ao Quest Maker, porém, é um personagem não jogável que completa uma história e fornece dicas ou instrução de tutorial.
Nuker: Jogadores cujo personagem se dedica a aprender e aplicar golpes capazes de causar grandes danos aos monstros do jogo. No entanto, não apresentam grande capacidade de defesa.
Quest: São as missões que existem dentro de um jogo. Ao completá-las, o jogador pode receber novas skills, xp e itens.
Quest Maker: Semelhante ao NPC, porém, é um personagem não jogável com a proposta de oferecer novas quests e instigar os jogadores a completá-las.
Rage: Traduzido para português, significa raiva. A expressão é usada quando um dos jogadores fica muito irritado com o jogo.
Rage Quit: Considerado uma versão suprema do Rage, ou seja, a raiva é imensa a ponto do jogador desistir de uma partida. Com tudo, ganhou até um verbo, quitar.
Respawn: É o nome dado à região para a qual os personagens voltam quando morrem.
Rushar: Designa a atitude de um jogador em atirar para todos os lados, sem nem ao menos perceber quem está atingindo.
Skill: Expressão que designa a habilidade de um personagem, geralmente, demonstrada em numeração.
Skin: É a palavra utilizada para se referir à parte estética do personagem, normalmente sua roupa e pele para definir a aparência.
Squad: É o esquadrão, ou seja, um grupo de jogadores, em que, são nomeados com o uso de um prefixo de identificação em suas IDs.
Stun: Traduzido para o português, significa atordoar.
Tanker: Significa tanque, no entanto, corresponde aos personagens que recebem o dano dos inimigos e monstros, protegendo os demais integrantes da sua equipe.
Upar: Se tornou um verbo no vocabulário, que descreve a um personagem que vai passar de nível.
X1: Uma forma de chamar para uma partida em duelo sem interferência de outros jogadores, apelidado como mano a mano.
XP: Termo extremamente comum no mundo dos games, é a abreviação de experience. O número de xp determina o nível de um personagem dentro do jogo.

Expressão Extra:

Aperta F: Normalmente ao falar F, é apenas uma tecla que digita a letra correspondente, sendo uma simples letra do nosso alfabeto, assim como as demais outras. Porém, esta expressão surgiu nos Video Game, que durante uma cena de um título de jogo, o jogador era preciso apertar a tecla F durante um funeral. Sendo assim, essa expressão Aperta F se tornou para oferecer respeito pela morte de alguém, mas lembrando que, acontecimento na vida real.