fbpx
muralgamer

Lista de algumas Referências no filme Mario Bros.

Assim como nos jogos, é possível notarmos o que diz as expressões “easter egg” e “referências” também nos filmes, inclusive, quando o filme é uma adaptação de algum jogo. O que este assunto já foi visto aqui no site Mural Gamer, vamos acompanhar?

[Adaptação de Filmes e Séries para Jogos Eletrônico]
[Adaptação de Jogos Eletrônico para Filmes e Séries]

Mas dessa vez, a adaptação será sobre o assunto Mario Bros, que recentemente, lançou um filme em formato CG (Computação Gráfica) para as telas dos cinemas. Mas se unindo a este assunto, é comum notarmos as referências, e é claro que, Mario Bros aproveitou bem essa jogada.

Vamos citar algumas delas? Primeiramente vamos citar os títulos da famosa franquia Super Mario:

  • Super Mario Sunshine:
    Quando os irmãos deixam a pizzaria, é possível ver rapidamente uma loja vizinha chamada Sunshine Travels. A agência de viagem, que tem um golfinho como logotipo, é um aceno à Super Mario Sunshine
  • Super Mario Maker:
    Essa referência é notado pelas roupas que os Toads estão usando para os trabalhos, enquanto um Toad está guiando Mario pelo local.
  • Super Mario Bros.:
    Uma referência óbvia de títulos de jogos Mario Bros (por carregar o nome no filme), podemos citar alguns exemplos, assim como, quando os irmãos entram na área de esgotos, ao quebrar a parede, a figura é o rosto em pixel do personagem nos jogos Mario Bros, e que a trilha sonora no momento é a mesma na fase de esgoto, a segunda fase iniciando o Game. E até mesmo na fase de teste, que no fim, precisa alcançar a bandeira.
  • Super Mario World:
    Aqui temos referências breve que precisaria de atenção para notar, como por exemplo, os itens na loja, o P, moedas Yoshi e as chaves. E até mesmo na parede um mapa que se assemelha ao mapa do jogo, com os caminhos em amarelos. E também no comercial dos irmãos eles usando a capinha de voar, o Power-Up em Super Mario World. Destacar o uso do Power-Up Flower.
  • Mario Kart:
    Pronto para criar o seu veículos e acelerar? Possível vermos uma breve corrida de fuga na famosa pista Rainbow Road. E antes disso, ao que os personagens precisavam criar o veículo, é mesma forma de criar o veículo nos jogos de Mario Kart.
  • Super Mario 64:
    De exemplo, a aparência do castelo de Peach e o canhão de arremesso, até mesmo, alguns personagens que são Boss que aparecem como convidados pra festa de casamento de Bowser. O reino dos pinguins, eles são encontrados em Mario 64. Até a forma como deve deter o último Boss no jogo, que deve arremessar segurando e girando o Bowser.
  • Super Mario Galaxy:
    Se irritou com a estrelinha querendo a sua própria morte? É a mesma que aconselha na jornada de Mario na série Galaxy.
  • Super Mario Land:
    Cenários como deserto, também visto em Mario Bros 3, e também, os Power-Up que Mario usa no filme, deixando exemplo até como usa os Power-Ups.
  • Super Mario Odyssey:
    Uma referência breve, as vestimentas de Bowser para o seu casamento são as mesmas que ele veste no jogo Odyssey. E na mochila de Toad quando encontra Mario, tem os emblemas que são vistos nas fases do jogo.

Além dessas referências, também vamos citar de outros títulos famosos da empresa Nintendo, que inclusive, é uma pura nostalgia:

  • Donkey Kong 64:
    Uma breve referência, na arena de duelo, para que Donkey Kong tenha uma entrada triunfal, é tocado a música que é do jogo Donkey Kong 64
  • Captain Toad:
    O jogo trata-se de um assunto que dá fome, cozinhar, essa referência foi dada para que Toad ajude Mario a entrar no castelo.
  • The Legend of Zelda:
    O design do pai dos irmãos é referente a um personagem que pertence ao jogo Legend of Zelda. Tambem podemos citar, quando mostrado a rota da Van, nome da rua como Link.
  • Super Smash Bros:
    Este título é conhecido por ser um jogo de gênero luta com diversas arenas dos jogos da Nintendo, que inclusive, a luta entre Mario e Donkey Kong, os golpes do Kong ele usa no jogo.
  • Ballon Fight:
    Breve referência a este jogo é, pelo fato de que, um lava car carrega este nome.
  • Wrecking Crew:
    Com o personagem Spike. Antes de Mario ser um encanador, ele era um trabalhador de construção civil, estrelando o clássico de 1985 do Nintendinho, Wrecking Crew. Nesse jogo, o mestre de obras Spike apareceria e criava confusões para Mario e Luigi nas fases bônus.
  • Luigi Mansion:
    Assim que os irmãos acessam o mundo de fantasia, eles são separados, do qual, Mario vai até o Reino dos Cogumelos e Luigi ao Reino Obscuro, do qual, é arremessado para uma área de floresta escura, o que é visto em Luigi Mansion.
  • Donkey Kong (e Country):
    O fliperama da primeira aparição de Mario pode ser vista em quase toda a sequência da pizzaria, e inclusive mais tarde quando Bowser soca o encanador e ele atravessa as janelas do estabelecimento. A repórter Pauline, é quem Kong sequestra no jogo clássico de fliperama. E a série Country apresentando o rei Kong, e também, aparição de Diddy e Dixie Kong.
  • Kid Icarus:
    O jogo do protagonista Pit pode ser visto quando Mario está jogando em seu Nintendo no seu quarto, logo após que sai da mesa de jantar da família.
  • Punch-Out:
    O comercial de Mario e Luigi é exibido na Punch-Out Pizzeria, que é uma referência inteligente ao Punch-Out. As paredes do restaurante incluem fotos de vários boxeadores da franquia. Isso inclui fotos do protagonista principal, Little Mac, bem como suas reconhecíveis luvas de boxe verdes penduradas acima da porta.
  • Star Fox:
    A nave Arwing é mostrada no quarto de Mario como um brinquedo/colecionável que o encanador possui. A nave Arwing apareceu pela primeira vez no videogame Star Fox de 1993 e esteve presente desde lá.
  • Duck Hunt:
    Este título é referenciado quando um restaurante no Brooklyn aparece e tem o nome “Chasse au Canard”. A frase em francês se traduz em Duck Hunt, e o logotipo de um pato confirma essa referência.
  • Falcon:
    Também durante a cena do quarto (mas no final do filme), um pôster de da nave Falcon Flyer pode ser vista.
  • Ice-Climbers:
    Durante a sequência que Mario leva um soco de Bowser, a sorveteria chamada “Wizard Pop” tem um mascote de um urso polar. Ele foi diretamente retirado do jogo Ice-Climbers.

Outra referência que talvez, por muitos, não reparam, mas que também vou listar aqui para vocês:

  • The Wizard:
    No ano de 1989, o filme The Wizard apresentou referência para a Nintendo, que no filme, na cidade, a placa Wizard Pop referencia ao filme The Wizard
  • Star Wars:
    Assim que Bowser chega ao Reino dos Cogumelos, ele tenta convencer Peach para que juntos governem o mundo, o mesmo que Darth Vader menciona no filme
  • Matrix:
    No duelo, assim que Mario obtém a Power-Up que o transforma em Cat Mario, ele usa movimento para desviar do golpe de Donkey Kong, a qual, é visto em Matrix ao desviar dos tiros.
  • Gladiador:
    Ao entrar na arena para começar o duelo entre Mario e Donkey Kong, do qual, Kong menciona a frase: “é para isso que vocês vieram?”, se assemelha a frase dita no filme Gladiador.
  • Dublagem:
    Na versão inglês do filme, quem dubla o personagem que está jogando o clássico Donkey Kong no fliperama é o mesmo a quem dubla a frase “It’s Me Mariooo Uhuuuu” E que empresta a sua voz para o pai dos irmãos no filme.
  • Ao Filme Clássico?
    Quando aparece Mario segurando uma chave e Luigi segurando um desentupidor, ao visitar uma cliente, são os mesmos itens que eles seguram na capa do filme Live-Action em 1993.
  • Consoles:
    Breves referências em frases dos personagens, do qual podemos citar, “assoprar o cartucho” e “a princesa está no outro castelo”, e também que, na loja estão vendendo cartuchos de Super Nintendo. Podemos citar que, o toque do celular de Luigi é a introdução ao ligar o console Game Cube. E na Van dos irmãos, é mostrado o selo de qualidade que representa um cartucho original do Super Nintendo. Quando mostrado o mapa mundo do filme, há uma ilha com formato de um controle do Nintendo 64.
  • Mario Bros Super Show:
    A música tocada na propaganda dos irmãos, refere-se a série animada Mario Bros Super Show

Com certeza há muitos mais referências que devemos prestar mais atenção. Mas afinal, o filme de Mario Bros é ótimo exemplo de adaptação de jogos para as telas de cinema?